Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Seu filho
24/06/2019 Bebês: como saber a quantidade de pasta para escovar os dentes deles?

Talvez você esteja se perguntando, pasta de dentes e bebês? Mas é isso mesmo! Segundo os especialistas, a pasta de dente deve ser usada desde bem cedo, logo quando aparecerem os primeiros dentinhos. Contudo, é importante observar a quantidade de pasta colocada na escova.

Bebês: como saber a quantidade de pasta para escovar os dentes deles?

Se for um bebê com até oito dentes na boca ou menos de 10 Kg, recomenda-se que coloque uma quantidade equivalente à metade de um grão de arroz cru. Se for um bebê ou criança que não sabe cuspir com mais de 10 Kg, a recomendação é de que seja colocada uma quantidade equivalente a um grão de arroz cru. Já para aquelas crianças que já sabem cuspir, a recomendação é colocar uma quantidade equivalente a um grão de ervilha.

Sobre o flúor, é preciso observar quantidade na composição do produto. A pasta usada pode ser a de uso comum da casa, o importante é saber dosar e observar a quantidade de flúor recomendada, que é de com 1000 a 1400ppm (que é a concentração de flúor).

Os ortodontistas destacam que o mais importante é a supervisão para evitar que o bebê engula o produto. O flúor quando ingerido em excesso pode ser ruim, podendo dar dor no estômago, mal-estar e quando uma criança ingere uma grande quantidade de flúor, pode danificar o desenvolvimento da dentição permanente, que é a fluorose.

Fluorose

Mesmo com a supervisão dos pais, muitas vezes as crianças acabam engolindo um pouco de creme dental. Isso é apenas um alerta, mas não é motivo para maiores preocupações. Quando a criança engole grandes quantidades de pasta o principal problema que pode acontecer é a fluorose nos dentes permanentes, que são manchas brancas no esmalte do dente. Mas não tem nenhum impacto na saúde da criança, é algo que fica restrito ao dente.

Antes dos dentes

Uma dica da consultora é começar a cuidar das gengivas do bebê antes mesmo de aparecer os dentes. Neste caso, não é preciso usar pasta de dente, apenas passe o dedo com uma fralda suavemente nas gengivas usando água. É importante para tirar o excesso de leite. Além disso, deve-se limpar as bochechas e a língua.

Fonte: Ministério da Saúde

continue lendo
Telefones úteis