Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
13/05/2019 Saúde mental: entenda o que é

Cuide da sua mente. Este é não só o título desta editoria da seção Viver Melhor do portal da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Cuidar da mente é também uma forma de cuidar de si, do seu bem- estar e da sua saúde. Existe, inclusive, uma expressão que traduz isso: saúde mental.

Saúde mental: entenda o que é

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental pode incluir a capacidade de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

Ou seja, está muito mais relacionada ao nosso dia a dia do que pensamos e é um conceito muito mais amplo do que a ausência de transtornos mentais. É algo necessário, que diz respeito e que pode estar ao alcance de todos nós.

Política Nacional de Saúde Mental

Mas, claro, quando há algum desequilíbrio ou dificuldade, manter esta saúde mental pode não ser algo fácil de conseguir sozinho. É aí que entra em cena a Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Ela compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental.

Esta política abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc. Além de pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

O acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso. Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.

Além das ações assistenciais, o Ministério da Saúde também atua ativamente na prevenção de problemas relacionados a saúde mental e dependência química, implementando, por exemplo, iniciativas para prevenção do suicídio, por meio de convênio firmado com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que permitiu a ligação gratuita em todo o país.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV)dá apoio emocional e faz a prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.

Fonte: Ministério da Saúde e Fiocruz

continue lendo
Telefones úteis