Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
04/02/2019 Psiquiatra x Psicólogo: qual a diferença?

Janeiro Branco nos lembrou da importância do cuidado com a saúde mental. Mas como saber qual profissional procurar? Psicólogo ou um psiquiatra? Na maioria dos casos, eles são profissionais complementares, ou seja: atuam juntos em um mesmo caso.

Psiquiatra x Psicólogo: qual a diferença?

Psiquiatra

Trabalha na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das patologias mentais. O psiquiatra utiliza medicamentos para tratar o adoecimento mental. Seu foco é a identificação de uma desordem mental e a realização do tratamento por meio de ajuste da medicação e acompanhamento do quadro. O principal objetivo dos medicamentos é a redução dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente. A duração do tratamento varia conforme a resposta do paciente e o tipo de patologia.

Psicólogo

O psicólogo tem foco no comportamento humano e nos processos mentais, buscando compreender o paciente em sua dimensão biológica, psíquica e social. A partir daí, ele sugere formas de promover transformação e proporcionar uma vida mental mais saudável e harmoniosa.

Atualmente, além de tratar das doenças psicológicas, o psicólogo proporciona autoconhecimento e consciência para que o indivíduo aprenda a lidar de uma forma mais leve com as adversidades da vida. Uma pessoa que conhece a si própria melhora a autoestima, a autoconfiança, as relações interpessoais e, consequentemente, a satisfação pessoal.

Há uma tendência atual de que o trabalho seja realizado em equipe. A pessoa é acompanhada por psicólogo e psiquiatra ao mesmo tempo. Aliar os conhecimentos pode funcionar melhor em muitos casos.

continue lendo
Telefones úteis