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Seu filho
04/02/2019 Como preparar a lancheira do seu filho?

Para muitas mães, pais e responsáveis, preparar a lancheira dos pequenos é um grande desafio. A ideia é que eles fiquem ao mesmo tempo alimentados e satisfeitos, mas como fazer isso. Como equilibrar o que é gosto com o que e saudável? Segundo os especialistas, uma dica para buscar uma alimentação saudável é conversar com os filhos, descobrir o que eles gostam e juntos elaborar um cardápio equilibrado.

Como preparar a lancheira do seu filho?

O ideal é evitar o consumo diário de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras como os refrigerantes, sucos prontos, achocolatados prontos, salgadinhos, biscoitos (principalmente os recheados), doces e chocolates. Esses alimentos devem ser uma exceção e não uma regra nas lancheiras infantis.

A lancheira deve ser resistente e lavável. Faça a higienização com álcool assim que a criança chegar da escola, não dispensando a lavagem com água e sabão, no mínimo, uma vez por semana. Oriente as crianças a evitar o contato direto da lancheira com o chão e a higienizar as mãos antes do consumo dos alimentos. Se a lancheira não é térmica, utilize recipientes térmicos. Os lanches, por exemplo, devem ser embrulhados em papel-filme e depois colocados em potes de plástico. Sucos e leite devem ficar em garrafas térmicas.

Confira outras dicas bem práticas para preparar a lancheira do seu filho:

1. Prefira alimentos da época, frescos e que sejam de fácil preparo

2. Frutas são sempre uma boa ideia. Escolha as que podem ser cortadas em pedaços e não escurecem como mamão e melancia. Uma salada de frutas bem colorida também pode estimular a garotada

3. Utilize hortaliças, pães integrais, mel, canela, temperos naturais como orégano, salsinha, manjericão, entre outros

4. Uma dica para evitar que o filho enjoe dos lanches preparados é alternar o tipo de pão. Ofereça pão de forma comum ou integral, pão sírio, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa ou comprados em padarias que fabricam os pães de modo artesanal

5. Evite alimentos gordurosos, especialmente aqueles ultraprocessados, como os salgadinhos

6. Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, ricos em açúcar

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