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Atitude saudável
14/01/2019 Quedas em idosos: como evitar

Um passo em falso, um esbarrão, uma distração e... Todos nós estamos sujeitos a quedas. Mas o risco de cair é mais preocupante no caso dos idosos. Para quem chegou à terceira idade, para a pessoa idosa, uma queda pode representar um problema grave, levando inclusive a limitações funcionais que antes não existiam.

Quedas em idosos: como evitar

Entre as consequências das quedas, a fratura de fêmur é uma das mais graves nas pessoas acima de 60 anos. Por ser o maior osso do corpo humano, esse rompimento pode causar perda da funcionalidade e aumento da mortalidade na população idosa.

Para evitar isso, é preciso cuidado. E, para se prevenir é importante saber que são várias as causas relacionadas a quedas. Há fatores próprios da pessoa, como a perda da massa muscular, e questões do ambiente, como uma calçada quebrada ou um tapete solto.

Para os especialistas, as quedas em pessoas idosas não são uma situação normal. Ao contrário, elas podem sinalizar que algo não está bem na saúde dos idosos, ou no ambiente em que eles vivem. Por isso, é importante à atenção por parte de gestores, profissionais de saúde, familiares, pessoas idosas e sociedade em geral, para o assunto.

Fatores associados

O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) indica a prevalência e os fatores associados a quedas entre idosos brasileiros em áreas urbanas. Segundo o ELSI-Brasil, entre 4.174 idosos 25% já tiveram uma queda. A maior ocorrência foi em mulheres a partir dos 75 anos. O estudo foi financiado pelos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. De acordo com o estudo, os principais fatores associados a quedas, além do aumento da idade e do gênero, são:

- Medo de cair devido a defeitos nos passeios

- Medo de atravessar a rua

- Artrite ou reumatismo

- Depressão

- Diabetes

Como prevenir quedas

Para evitar quedas, a pessoa idosa deve adotar cuidados com a própria saúde, como praticar atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio e fazer um acompanhamento regular da saúde integral da pessoa idosa, para identificar problemas relacionados, como diabetes e outros fatores associados.

Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde lista 11 medidas de prevenção:

1. Evitar tapetes soltos

2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados

3. Usar sapatos fechados com solado de borracha

4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro

5. Evitar andar em áreas com piso úmido

6. Evitar encerar a casa

7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa

8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar

9. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer

10. Utilizar sempre a faixa de pedestre

11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.

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