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Seu filho
02/01/2019 Mitos e verdades: alimentação da mãe na amamentação

Que a amamentação faz bem para o bebê e para a mãe não resta dúvida. Mas será que há, por exemplo, alimentos que aumentem a produção de leite? Há comidas que devem ser fazer parte da dieta e outras que precisam ficar de fora?

Mitos e verdades: alimentação da mãe na amamentação

A verdade é que não existe comprovação que alguma comida ou bebida aumente ou reduza a produção de leite materno. O que determina a produção de leite é a quantidade de vezes que o bebê mama no peito ou quanto mais a mãe esvazia suas mamas. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.

Este é, portanto, um mito relacionado a alimentação e amamentação. Há outros também. Confira:

Mitos sobre amamentação

A cerveja preta é boa para aumentar a produção do leite?

Não há evidências de que cerveja preta promova aumento da produção de leite. E pode até ser arriscado tomar qualquer tipo de álcool, pois ele passa para o leite materno. Portanto, cervejas não devem ser consumidas. Durante a amamentação, não é recomendado tomar nenhum tipo de bebida com álcool, principalmente em grandes quantidades. Se a mãe quiser relaxar, deve tomar chá de capim-limão ou outro chá da sua região.

É normal durante o período de amamentação a mulher sentir mais sede, devido ao esforço que o organismo dedica à produção de leite. Portanto, a dica é beber mais água que o habitual. A mãe que não tem esse hábito deve incluí-lo em seu dia a dia. “Também é possível aumentar o consumo de líquidos tomando chás. Só os chás estimulantes não são recomendados. Lembrando que não precisa colocar açúcar no chá”, adverte Jorginete.

Se me alimentar mal, meu leite será fraco?

Não existe leite fraco. O leite materno tem todas as substâncias e vitaminas na quantidade certa que o bebê precisa para crescer e se desenvolver sadio. Toda mãe, independentemente da origem e classe social, produz o melhor leite para o seu filho. É natural comer um pouco mais ou sentir mais fome e sede durante a amamentação, pois a mulher está gastando energia para produzir o leite. Deve-se prestar atenção à escolha dos alimentos optando sempre pelos mais saudáveis.

A orientação para se ter uma alimentação saudável é consumir o máximo possível de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes, e preparações ou receitas feitas em casa. Os alimentos ultraprocessados, feitos pela indústria, que vem nas caixinhas ou embalagens, prontos para aquecer, em geral tem muito sódio e devem ser evitados, pois favorecem doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuírem para o risco de deficiências nutricionais.

Mais informações sobre amamentação, introdução alimentar, alimentação infantil (quais alimentos escolher, como prepara-los e oferecê-los) estão disponíveis no Guia alimentar para crianças menores de 2 anos, publicação do Ministério da Saúde.

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