Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
07/01/2019 Como o convívio social é importante para os idosos

O envelhecimento é um processo natural para todos, mas não é porque chegamos a uma certa idade que devemos deixar as nossas relações de lado. E não é preciso ter muitos relacionamentos, poucos e bons já são suficientes para gerar uma alegria de viver.

Como o convívio social é importante para os idosos

Quando idosos fazem parte de um grupo de convivência, eles se sentem mais motivados a participarem de diversas atividades — sejam elas físicas, sociais ou de lazer — e a determinarem objetivos de vida. Além disso, é estimulado o compartilhamento de emoções. Esses grupos também ampliam os vínculos sociais e garantem um estado de plenitude e bem-estar.

Ficar sem colocar a cabeça para funcionar, aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Os idosos podem, por exemplo, participar de atividades em conjunto que melhorem os aspectos cognitivos, a memória e a atenção. Mas uma simples refeição acompanhado já é mais do que indicado.

Ao envelhecer, a pessoa costuma perder o apetite, o que favorece as deficiências nutricionais e o aparecimento de doenças graves, como a anemia. Quando os idosos fazem suas refeições com companhia, eles têm a chance de observar o que os outros estão comendo e isso os estimula a se alimentarem melhor. Os familiares possuem um papel fundamental nesse quesito.

A socialização é um dos fatores que estimula os idosos a aderirem aos exercícios físicos. Isso acontece porque eles conhecem novas pessoas e sentem-se acolhidos no grupo, aumentando o ânimo e o prazer por essas atividades. O que é fundamental, já que atividade física regular, retarda ou atenua o processo de envelhecimento, aumenta a resistência a doenças, evita o sedentarismo e melhora a capacidade física.

Por isso, você que está na terceira idade, não se abata! Consulte seu médico para entender melhor o que é possível realizar para uma melhoria de vida e procure grupos de atividades que te agradam mais. E você, jovem, preste atenção aos idosos da sua vida. Não se esqueça deles! Socialize e integre-o da melhor maneira possível, vai promover benefícios para os dois!

continue lendo
Telefones úteis