Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Mexa-se!
21/01/2019 Atividade física e alimentação saudável para alcançar o peso adequado

Esqueça padrões estéticos! Mas tenha atenção ao seu peso. Para muito além da questão estética, manter um peso adequado é uma forma de se manter também saudável. O sobrepeso e a obesidade estão entre os maiores problemas de saúde pública. No Brasil, uma em cada cinco pessoas são obesas e mais da metade da população das capitais brasileiras (54%) está com excesso de peso, informa a pesquisa Vigitel 2017.

Atividade física e alimentação saudável para alcançar o peso adequado

Mas para quem está com sobrepeso ou obeso, o que ajuda mais: dieta ou exercício? A resposta: ambos. Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade.

A importância da alimentação

Alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento. De acordo com especialistas, a alimentação é o principal pilar para promover o balanço energético e levar à perda de peso. A alimentação não é o ponto exclusivo do tratamento da obesidade, mas é o principal componente na mudança de estilo de vida.

A importância da atividade física

Já a atividade física é considerada o segundo pilar. A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. Promove melhora na condição física e no funcionamento biológico, reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

continue lendo
Telefones úteis