Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
E se...?!
10/12/2018 E se estiver muito calor? Quais os efeitos no meu corpo?

A temperatura já aumentou e o verão está chegando. Portanto é preciso tomar cuidado. O termostato do corpo humano é o hipotálamo, que programa o organismo para funcionar a 37ºC. Se a temperatura do corpo aumentar, graves consequências podem ocorrer. Veja alguns exemplos:

E se estiver muito calor? Quais os efeitos no meu corpo?

• Exaustão do corpo: com a dilatação dos vasos sanguíneos, há uma menor pressão arterial. Logo, pode haver insuficiência de sangue no córtex cerebral, levando a um quadro de queda de pressão arterial.

• Desidratação: devido à perda de líquidos através do suor, o organismo pode se desidratar. Em casos mais extremos, pode se desenvolver distúrbios celulares, insuficiência muscular, perda de apetite, entre outros.

• Câimbra de calor: a sudorese leva a perda de água no organismo, o que consequentemente leva a perda de minerais. Com isso, há a possibilidade de haver câimbras, que causam dores agudas nas extremidades do corpo e fadiga muscular severa.

• Edema de calor: Pessoas mais sensíveis quando expostas muito tempo ao calor podem ficar com edemas, ou seja, inchaço de membros, como mãos e pés.

• Exaustão por calor: desidratação grave devido a perda de suor. Causado pela deficiência da circulação sanguínea e falta de água e sal no organismo.

O que fazer?

Nestes casos é importante tomar algumas providências como colocar compressas de água fria no rosto e nos pulsos; expor a pessoa à ventilação contínua e aplicar banhos de imersão em água fria, de preferência gelada; colocar bolsas de gelo nas axilas e virilhas; fazer hidratação via oral com soro caseiro; oferecer alimentação leve e levá-la ao médico na ocorrência de vômitos, tonturas, desmaios ou convulsões.

Prevenção

Para impedir que o corpo se esgote por conta do calor é necessário ingerir líquidos que contenham sais, com o intuito de repor a quantidade perdida durante a transpiração; usar roupas de cor clara e tecidos leves que permitam; evitar o uso de bebidas alcoólicas em excesso, assim como de alimentos de difícil digestão; realizar as atividades físicas de qualquer modalidade nos períodos de menor incidência solar e, consequentemente, de menor temperatura ambiente.

continue lendo
Telefones úteis