Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
26/11/2018 Síndrome de Burnout: entenda como o esgotamento profissional vira doença

Para muitos, estresse e trabalho são quase que sinônimos. De certa forma, é normal que isso aconteça em alguns momentos diante de uma rotina em que, muitas vezes, as pressões vêm de todos os lados. Mas se trabalhar constantemente em ritmo intenso, com de estresse excessivo, pressão psicológica e muitas responsabilidades não é uma exceção, mas rotina para você, melhor ficar atento!

Síndrome de Burnout: entenda como o esgotamento profissional vira doença

Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode evoluir para problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout. O termo “burnout" vem do inglês e significa literalmente "esgotamento". A Síndrome de Burnout se trata de um esgotamento físico e mental intenso, com causas ligadas diretamente à vida profissional. É como se os estados físico e mental se rendessem à exaustão, entrando em colapso.

O diagnóstico da doença acontece, principalmente, identificando três características: esgotamento emocional, distanciamento afetivo e perda de sentido de realização profissional. Normalmente, os profissionais de saúde são os mais afetados pela Síndrome de Burnout, mas outras profissões também estão bastante suscetíveis a ter esse tipo de doença, como profissionais de comunicação e professores. Mas vale lembrar que qualquer profissional pode apresentar esse tipo de doença.

Tratamento

Ter apoio profissional é fundamental. O tratamento é realizado de acordo com o que a pessoa está sentindo no momento, o que pode variar muito. Normalmente, são utilizados medicamentos para tratar a ansiedade, depressão e insônia, quando é necessário. Além disso, o acompanhamento com um psicólogo é essencial.

O tratamento para problemas relacionados a transtornos mentais é oferecido de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), responsável pelo primeiro atendimento ao paciente, e o caso será encaminhado aos centros especializados para cada tipo de atendimento. Saiba mais: Saúde mental: o que é, doenças, tratamentos e direitos

Como prevenir a Síndrome de Burnout?

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégicas que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início.

7 dicas para prevenir a Síndrome de Burnout

- Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.

- Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.

- Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.

- Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.

- Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc.

- Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental.

- Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.

continue lendo
Telefones úteis