Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
05/11/2018 Pão: qual o mais saudável?

Pão, quase ninguém discorda, é uma delícia. E o que não falta são opções deste alimento sempre presente na mesa do café da manhã e do lanche. Caseiro, francês, de forma, de hambúrguer, integral... Mais qual destes é melhor? O segredo é ficar atento aos ingredientes para saber identificar qual tipo é mais saudável.

Pão: qual o mais saudável?

O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.

O manual de orientações para profissionais de Saúde da Atenção Básica - Alimentação cardioprotetora, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCor), sugere o consumo moderado de pães do tipo caseiro, francês ou integral, pois têm sua importância na alimentação (fornecem energia para o organismo). Já os pães que trazem aditivos químicos, como o pão de forma, o pão do tipo bisnaguinha, o pão de hambúrguer e o de cachorro quente, devem ser evitados.

Processado ou ultraprocessado?

A lista de ingredientes disponível no rótulo dos pães permite identificar o grau de processamento do alimento. Os pães elaborados com ingredientes básicos como farinha, água, sal, açúcar e grãos são processados. Já aqueles que contenham em sua lista de ingredientes aditivos como conservantes, emulsificantes e estabilizantes são caracterizados ultraprocessados.

O pão caseiro e o pão francês são feitos à base de farinha de trigo, sal, água ou leite e fermentos - alguns podem conter também grãos, como aveia e linhaça, ou ovos. Esses pães tem o consumo indicado, pois foram elaborados basicamente a partir de um alimento minimante processado (farinha de trigo) e adicionados de sal.

Devem ser evitados os ultraprocessados, em geral feitos por indústrias de grande porte. Esses pães incluem diferentes ingredientes em excesso, como sal, açúcar, gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial.

continue lendo
Telefones úteis