Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Atitude saudável
19/11/2018 ISTs: quais os sintomas nos homens?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso do preservativo.

Quais são os sintomas da IST no homem?

Existem diversas ISTs e os seus sintomas mais comuns podem variar de mulheres para homens. No caso dos homens, eles precisam ficar atentos aos seguintes indicativos:

Coceira, vermelhidão e dor no pênis

Esses sintomas normalmente são de infecção por fungos, que também podem se desenvolver na boca devido ao sexo oral desprotegido e causa sintomas como dor de garganta, mau hálito ou placas esbranquiçadas nas bochechas, gengivas e garganta.

Feridas no órgão genital

A presença de feridas, caroços ou bolhas no órgão genital normalmente acontece devido à infecção por um microrganismo, que também pode formar caroços no pescoço que causam dor e resultam em dor de cabeça, mal estar geral e febre.

Corrimento

Algumas infecções resultam na presença de corrimento amarelado parecido com pus, além de dor e ardor ao urinar e febre baixa. Caso tenha havido contato oral ou anal com a pessoa infectada podem surgir dor na garganta e inflamação no ânus, por exemplo.

Dor e ardor ao urinar

A dor e o ardor ao urinar normalmente são sintomas de infecções urinárias, mas também podem ser indicativos de ISTs.

Mal estar geral, perda de peso e feridas na boca

Nem sempre os sintomas de IST estão relacionados a alterações na região genital. Algumas infecções possuem sintomas iniciais semelhantes à gripe, como febre, mal estar e dor de cabeça. Além disso, pode haver febre alta e persistente, perda de peso rápida, cansaço, diarreia, presença de manchas vermelhas na pele e feridas na boca.

Para identificar ISTs e prevenir complicações, é necessário que os homens com vida sexual ativa consultem o urologista pelo menos uma vez por ano, para que o aparelho reprodutor seja avaliado e as doenças sejam tratadas rapidamente.

continue lendo
Telefones úteis