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Mexa-se!
08/10/2018 Alimentação e exercício físico: aliados de quem tem diabetes

Que exercício físico é um aliado do bem-estar e da saúde já sabemos. Mas você sabia que ele pode ser também muito importante para quem tem diabetes? Isso mesmo! Segundo informações do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp), aa diabetes, por exemplo, o exercício físico tem sua eficácia comprovada na melhora da capacidade funcional, no controle do peso corporal, na modulação dos níveis glicêmicos e na redução de outros fatores metabólicos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alimentação e exercício físico: aliados de quem tem diabetes

Mas é importante lembrar que o exercício deve ser sempre acompanhado de uma dieta equilibrada. E vice-versa! Ou seja, não adianta fazer uma dieta balanceada sem atividade física e nem uma atividade física sem uma dieta balanceada. Com isso em mente, vale destacar que ao iniciar a atividade física é preciso prestar atenção na alimentação, ingerindo frutas, fibras e ter sempre à mão alguma bala ou doce na hora do exercício para uma eventual hipoglicemia e aumentar o consumo de líquidos para manter a hidratação corporal.

Durante o exercício, é importante estar atento aos sintomas de baixa glicemia como tremores, palpitações, sudorese intensa, palidez e sensação de desmaio. Isso porque a prática de exercício físico aumenta a tolerância à glicose. Mas é preciso atenção também depois! Ao término da atividade, a musculatura continua captando glicose mais eficientemente, com o objetivo de recompor a glicose do fígado e a muscular, e recuperar o organismo, podendo ocorrer hipoglicemias até 48h após o término do exercício.

Após o exercício, deve-se realizar uma refeição, com sanduíche, barra de cereais e frutas, por exemplo, mesclando um pouco de carboidratos e proteínas (hipocalórica) para manter os níveis glicêmicos normais.

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