Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
22/10/2018 Alimentação durante a amamentação: o que comer e evitar

Que a amamentação é importante e uma aliada para a saúde do beber e da mãe você já deve saber. Mas você sabia que a alimentação da mulher pode influenciar? Pois é... Mas diante disso surge a dúvida: como deve ser a alimentação da mãe durante a amamentação?

Alimentação durante a amamentação: o que comer e evitar

A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

O cuidado com a hidratação também deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe. Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.

Comida de verdade

Os especialistas recomendam evitar alimentos industrializados, que vem nas caixinhas e embalagens, prontos para aquecer e que, em geral, tem muito sódio, gordura e açúcar. Alimentos como óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequena quantidade. E bebidas estimulantes como café, chá e chimarrão podem ser consumidas com moderação.

Já os alimentos processados como queijos e enlatados devem ter uso limitado. Com composição nutricional desbalanceada, os alimentos processados ou ultraprocessados também tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para prevenir doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.

Beba muita água, mas atenção a outros líquidos

Bebidas açucaradas, compradas ou caseiras, não hidratam adequadamente como a água. Se toda vez que tiver sede a mãe tomar bebida com açúcar, poderá engordar nesse período – ou não perder o peso que é normal perder durante a amamentação, principalmente no começo. Bebidas estimulantes como mate e café também podem ser estimulantes para o bebê. Não são proibidas, mas não devem ser tomadas em excesso.

continue lendo
Telefones úteis