Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
E se...?!
03/09/2018 E se eu trabalho muito tempo sentado?

A rotina corrida, o estresse, as muitas horas na mesma posição... Tudo isso faz parte da rotina dos profissionais e pode trazer consequência para a saúde. Quem, em meio a uma vida profissional atribulada nunca sentiu uma dor em alguma parte do corpo ou um desconforto?

E se eu trabalho muito tempo sentado?

Os efeitos podem ser até mais sérios! Ficar em uma mesa por oito horas consecutivas ou mais prejudica a circulação, a visão e também contribui bastante com o ganho de peso e, consequentemente, com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

Para prevenir problemas o caminho pode ser mudanças simples na rotina. Antes mesmo de chegar ao escritório já é possível praticar alguma atividade física. Que tal deixar o carro de lado e se locomover de bicicleta ou aumentar a caminhada até chegar ao trabalho? Estas são atitudes que melhoram o condicionamento físico e exercitam a parte cardiovascular.

Ao chegar ao trabalho, porque, ao invés de subir de elevador, não dar preferência às escadas? Caso o andar seja muito alto, suba alguns lances de elevador e completo o trajeto subindo uns degraus. Esse tipo de exercício ajuda a perder peso e aumenta a resistência muscular. Essa dica, no entanto, não é indicada para pessoas que sofrem com problemas no joelho e nas articulações.

Ao longo do dia, para a a cada hora de trabalho e faça um alongamento. Pode ser feito na própria cadeira. Aproveite que está sentado para esticar as pernas, braços e punhos. Faça movimentos circulares com a cabeça para relaxar o pescoço. O alongamento, além de aumentar a disposição, evita encurtamentos musculares que podem levar a dores.

De hora em hora também é indicado fazer uma caminhada para estimular a circulação. Ficar em pé evita a formação de trombos e auxilia na queima de calorias. Uma alternativa para manter-se em movimento durante o expediente é não deixar uma garrafa com água na mesa. A medida vai forçar você a levantar para matar a sede e, assim, irá alongar um pouco as pernas e fazer o sangue circular.

A importância de se movimentar

Ficar sem se mexer muito tempo é extremamente prejudicial para o corpo. Pesquisa publicada no Annals Of Internal Medicine, por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA) mostra que o tempo gasto em uma cadeira pode encurtar a vida, mesmo se você se exercitar. Homens e mulheres, de qualquer sexo, raça ou cor, que ficavam sentados durante a maioria das horas todos os dias têm maior risco de morte precoce, especialmente se ficavam sem se mexer por mais de trinta minutos.

Pesquisas citadas no site do American College of Cardiology alertam que passar muitas horas sentado aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral, especialmente nas mulheres. Portanto, mude a sua rotina de trabalho e viva mais e melhor.

continue lendo
Telefones úteis