Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
10/09/2018 Dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo

Dieta do ovo, dieta da sopa, dieta de sucos detox... Você já deve ter ouvido falar destas ou de outras dietas que, como estas, oferecem soluções mágicas. Pode ser tentador apostar em algo quase que milagroso, mas, acredite, dietas da moda, procedimentos que prometem efeitos fantasiosos, como perder dez quilos em uma semana, não são uma boa opção.

Dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo

Em busca de um milagre você pode é conseguir um problema. Isso porque as dietas da moda vendem uma propaganda enganosa. Você até consegue algum emagrecimento, mas não há benefícios em longo prazo. Ao contrário, há o risco de trazer prejuízos à saúde e muitas vezes o peso perdido volta rápido.

As dietas da moda que prometem redução de peso rápida são dissociadas dos diversos determinantes da saúde e da nutrição, e constituem padrões de comportamento alimentar não usuais, adotados entusiasticamente por seus seguidores. Seu sucesso é atribuído especialmente à motivação inicial das pessoas pelo contato com algo novo, além da promessa de resultados rápidos.

Entretanto, a adesão à dieta é temporária, uma vez que as mudanças propostas não condizem com os hábitos e o cotidiano do indivíduo. De forma geral, além de muitas vezes não possuírem embasamento científico, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida. Podem, ainda, causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde, se conduzidas por um longo período.

Quem quer emagrecer, não tem outra fórmula, precisa fazer uma reeducação alimentar e praticar exercícios regularmente. O primeiro passo é fazer as pazes com seu corpo. Descobrir que o padrão de beleza vendido na mídia não é verdadeiro e não condiz com a realidade. Depois, é preciso montar um cardápio que conte com uma alimentação equilibrada, com frutas, hortaliças e carnes magras. Tudo isso, somado a exercícios regulares, vai conduzi-lo a um resultado mais saudável e duradouro.

Além disso, é muito importante buscar orientação profissional. Não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista. A perda de peso está diretamente ligada a uma reeducação alimentar e mudanças de hábito em longo prazo.

continue lendo
Telefones úteis