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09/07/2018 Atleta de fim de semana? Saiba como evitar lesões

Um futebolzinho com os amigos no sábado, uma corrida com o parceiro no domingo de manhã, uma pedalada com os filhos para fechar o fim de semana. Para algumas pessoas as atividades físicas ficam restritas ao fim de semana.

Atleta de fim de semana? Saiba como evitar lesões

Se conseguir fazer destas atividades algo mais frequente, melhor. Mas se não dá... Tudo bem, mantenha-as assim mesmo. Mas, cuidado! Afinal, o risco de lesões musculares nos chamados atletas de fim de semana é alto.

Isso ocorre porque o corpo, por ficar mais inativo durante a semana, não está acostumado a tanta atividade. O tipo de risco vai variar de acordo com a atividade que cada um tem no fim de semana.

Em esportes como corrida, futebol e vôlei, as lesões mais comuns são as de tornozelo, canelite, lesões ligamentares, tendinosas e meniscais no joelho, como estiramento, e ruptura muscular no quadríceps, na coxa e na panturrilha. Nas atividades onde são mais usados os membros superiores, os tendões do ombro e os cotovelos são os que mais costumam ser afetados por lesões.

Para evitar lesões é essencial a prática mais constante de atividade física. Tente fazer atividades aeróbicas durante a semana para ganho de condicionamento cardiovascular e fortalecimento muscular. Alongamento muscular antes e após dos exercícios e aquecimento antes da prática esportiva é essencial. Assim como é muito importante a adequada hidratação.

Outra sugestão é passar por uma avaliação de um especialista. E é muito importante acompanhamento de um especialista se, apesar dos cuidados, uma lesão ocorrer. Muitas pessoas apelam para a automedicação e insistem em continuar os exercícios mesmo com dor, o que pode levar a um quadro mais grave.

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