Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Mexa-se!
04/06/2018 Confira os cuidados que as grávidas devem ter ao se exercitar

Atividade física, você sabe, é importante para pessoas de todas as idades. De crianças a idosos, incluindo também as gestantes. No caso das grávidas, os exercícios ajudam a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional. Não é só! A atividade física ajuda a fortalecer a musculatura do e alivia desconfortos causados pelas mudanças no organismo.

Confira os cuidados que as grávidas devem ter ao se exercitar

Mas alguns cuidados são necessários! O primeiro passo é ter a liberação médica para praticar um exercício físico. Outra medida importante é buscar o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Além disso, é preciso também levar em conta o histórico de atividades da futura mamãe.

Quem nunca fez nenhum exercício físico não deve pegar pesado logo no início. Os exageros podem levar a problemas para a mulher e também para a gestação. Também é importante encaixar a prática do exercício físico na rotina, para evitar intermitências. Outra dica importante é, durante os exercícios, respeitar alguns sinais, entre eles sudorese excessiva, falta de ar, dor no peito e palpitação.

Depois do parto

Para voltar aos exercícios depois do parto também é necessário buscar aconselhamento especializado, com a aprovação do médico e o acompanhamento de profissional de educação física. As indicações devem variar de caso a caso, levando em conta, por exemplo, o tipo de parto e também as condições de saúde da mãe.

continue lendo
Telefones úteis