Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Cuide da sua mente
16/04/2018 Futebol faz bem para sua saúde física e mental

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de três milhões de pessoas perdem a vida, por ano, vítimas das doenças adquiridas pela falta de atividade física como diabetes. Isso mesmo, três milhões! Muito, não é mesmo? Então, a afirmação que pode parecer tão batida quanto repetitiva de que exercícios são fundamentais para manter saúde e qualidade de vida não é à toa.

Segundo dados da OMS, pessoas sedentárias têm de 20% a 30% de risco de morte a mais do que uma pessoa que pratica pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana. Em todo o mundo, 31% dos adultos com 15 anos ou mais não são ativos o suficiente. No Brasil, esse índice é de 48,7% entre os adultos, segundo dados do Vigitel 2014. Até 2025, o Ministério da Saúde pretende reduzir esse índice para 10% da população acima dos 18 anos.

Para mudar isso, as opções são muitas, mas vamos falar de um esporte que é paixão nacional. Sim, o futebol. Você sabia que ele faz bem tanto para saúde física quanto para a saúde mental? A prática desse esporte além de, ensinar a trabalhar em equipe, melhora concentração e traz inúmeros benefícios.

Na parte estética, o futebol é bom para os músculos e para ter boas definições, como panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen e gasto calórico. Em relação à saúde, os benefícios vão muito além do físico e fazem bem também para a mente. Jogar uma partida no fim de semana, por exemplo, relaxa e é, também, uma oportunidade de estar com os amigos. E se você pensa que o futebol é um esporte masculino está na hora de rever conceitos e preconceitos.

Mas como toda prática esportiva, é preciso ter alguns cuidados. Segundo profissionais de educação física, é importante complementar o treino com musculação para adquirir mais condicionamento e evitar lesões musculares. Além disso, valem aquelas recomendações que são úteis para qualquer exercício: hidratação e boa alimentação, aquecimento e respeito aos limites do seu corpo. Assim, é só marcar os gols e correr para o abraço!

continue lendo
Telefones úteis