Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
05/02/2018 Verão: como se alimentar bem no verão?

Verão é praticamente sinônimo de sol, calor, diversão e, para muitas pessoas, também férias. Mas em meio a tudo isso, como fica a alimentação? Se você não pensa muito nela, saiba que, ao contrário, e preciso atenção e cuidado ao que se come nesta época. Afinal, alimentos de má qualidade ou comidas que não estejam bem conservadas ou que não foram bem preparadas podem trazer problemas e fazer mal à saúde.

Alimentos submetidos temperaturas mais elevadas, isso inclui, claro, alimentos vendidos por ambulantes, têm risco maior de estragar devido a uma proliferação de bactérias, o que podem gerar uma infecção alimentar. É preciso cuidado especialmente com molhos e frutos do mar. Para consumir este tipo de alimento o melhor é optar restaurantes em que você sabe que a preparação vai ser mais fresca ou prepará-los em casa.

Mas se é preciso cuidado especial com alguns alimentos, a época é ideal para o consumo de outros. Alimentos mais leves, como frutas e verduras, mantêm o corpo hidratado ao mesmo tempo em que alimenta.

No site do Ministério da Saúde é possível acessar gratuitamente o Guia Alimentar para População Brasileira, que contém diversas dicas para uma boa alimentação, de maneira fácil e de acordo com cada região brasileira. Acesse aqui o Guia.

continue lendo
Telefones úteis