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Mexa-se!
05/02/2018 O que é e como evitar a sarcopenia

Perda de massa muscular diminui a força e piora o desempenho físico ocasionando a sarcopenia, condição que afeta a musculatura e é bem comum após os 60 anos de idade.

Os primeiros sinais da sarcopenia são notados com o passar dos anos, mas boa parte do problema fica mascarada pelo ganho de peso comum após os 40 anos, quando acontece a troca de músculo por gordura. Porém, as complicações vão ficando cada vez mais evidentes: dificuldade para subir uma escada, sentar e levantar, abaixar e pegar um objeto que caiu no chão. Ou seja, atividades rotineiras ficam cada vez mais difíceis de serem realizadas com independência.

De acordo com a geriatra e membro do Conselho Consultivo Pleno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Myrian Spínola Najas, o corpo humano, com o envelhecimento, passa por diversas mudanças e a perda da massa muscular é uma delas. Associado à diminuição de absorção e quantidade de proteínas que ingerimos, é preciso incentivar os idosos a consumir uma quantidade maior de carne e alimentos ricos em proteínas.

Além de adotar um estilo de vida saudável antes mesmo dos 60 anos, é necessário, segundo a especialista, que as pessoas pratiquem atividade física regular para diminuir os danos causados pela perda de massa muscular, até porque a decadência muscular começa a partir dos 40. Para Myrian, a alimentação é importante em todas as faixas etárias e temos que consumir todos os nutrientes em uma dieta balanceada.

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