Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Atitude saudável
07/02/2018 Carnaval: caia na folia sem descuidar da saúde

O carnaval começa oficialmente no próximo sábado (10/2), embora para muitos foliões o reinado de Momo já tenha começado. Com suas fantasias eles já estão nas ruas e o batuque está ecoando por aí. O clima já é de festa e você, preparado para os dias de folia?

Carnaval: caia na folia sem descuidar da saúde

Escolher fantasia, montar uma programação ou, se você não é muito de carnaval, organizar uma viagem. Mas e os cuidados com a saúde? Antes de enfrentar a maratona de desfiles e blocos ou colocar o pé na estrada saiba quais são estes cuidados para que a diversão não se transforme em problema.

Hidratação

Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais e água de coco. Mas lembre-se que bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina. Como além do risco de desidratação o consumo exagerado de álcool pode trazer problemas, beba moderadamente e, é sempre importante dizer: se beber não dirija!

Proteção solar

Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua grande maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe, portanto, de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.

Cuidado com os pés

Para pular o carnaval prefira tênis ou sandálias baixas e não ande descalços! Se mesmo assim surgirem bolhas nos pés ou esmagamento de unha, não mexa e procure um serviço médico para tratamento adequado.

Alimentação

Para aguentar a maratona do carnaval é preciso se alimentar bem. Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de proteínas e carboidratos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta muito, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.

Doenças

Contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a hepatite, e evita, também, uma gravidez não planejada.

Dengue, zika e chikungunya

Se for viajar, antes identifique os locais onde a água possa ficar parada para ter certeza de que o mosquito, ao contrário de você, não vai aproveitar os dias de folia. Lembre-se de fazer o mesmo quando retornar. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água – confirme se está fechada de forma correta – e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva. É importante, também, colocar terra nos pratos dos vasos das plantas ou removê-los e tampar os vasos sanitários. Caso haja piscina em casa, não se ausente deixando-a cheia ou sem tratamento.

Leia mais

Carnaval: não abuse do álcool

continue lendo
Telefones úteis