Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Alimentação
04/12/2017 Rótulos: entenda o que precisa saber sobre os alimentos que consome

Você conhece os ingredientes dos alimentos que consome? Deveria! Segundo o Ministério da Saúde, a rotulagem de alimentos é uma importante ferramenta de saúde pública , sendo uma das estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável e para o combate à obesidade e outras doenças crônicas.

Por que um quadrinho muitas vezes tão pequeno é tão importante? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rotulagem nutricional é a descrição que informa o consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento e que especifica o valor energético e a quantidade de cada um dos ingredientes usados na sua fabricação.

Estão lá discriminados carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Há, ainda informações como a da presença de lactose ou outros ingredientes que podem causar alergia, que são fundamentais tanto para os alérgicos quanto para quem apresenta intolerância.

Se você não tem intolerância nem alergia talvez esteja se perguntando ou até afirmando que, então, os rótulos não são tão importantes para você. Mas saiba que ter o hábito de ler e analisar o rótulo ajuda na conscientização sobre a alimentação.

Agora que sabe da importância do rótulo, entenda o que deve prestar mais atenção nele. É importante ficar atento principalmente em relação à presença de constituintes que têm maior relação com riscos à saúde, como são os casos do sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcar, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.

Mas além da tabela nutricional é importante observar também a lista de ingredientes. Nela você descobre a ordem, de forma decrescente, dos componentes do alimento. Os ingredientes que aparecem em primeiro nessa lista, estão presentes em maior quantidade no produto. Sendo assim, esta lista dá uma boa ideia se o produto tem muito açúcar ou algum outro constituinte que ele não queira consumir em excesso.

Portanto, fique de olho no rótulo e busque sempre ter uma alimentação variada e saudável!

continue lendo
Telefones úteis