Nos dias 12 e 13 de agosto de 2025 profissionais da SUVISA-RJ ministraram, com a participação especial do Dr. Alex Sander Duarte da Matta, Coordenador de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da ANVISA, o Curso de Introdução e Atualização em Vigilância Sanitária para o para Gestores Municipais da Região Metropolitana 1. Essa iniciativa faz parte do desdobramento de um curso iniciado em 2023 e, neste ano, a motivação foram as mudanças nas gestões municipais ocasionadas pelas eleições de 2024, que giram em torno de 42%.
Dentre os assuntos abordados: capacitação sobre Gerenciamento de Riscos, estruturação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Sistema de Gestão da Qualidade, prática de legalização de empresas sujeitas à Vigilância Sanitária, introdução ao planejamento e financiamento das ações de VISA, informes sobre a Pactuação Bipartite e apresentação de projetos “Piso Variável de Vigilância Sanitária” e “Conjunto Mínimo de Dados”, etc.
Além do evento ocorrido no Município de Nova Iguaçu, já foram ministrados cursos para os profissionais das VISAs da Região Norte, Região Noroeste, Região Serrana e Região da Baixada Litorânea. Esses outros eventos ocorreram, respectivamente, nos Municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo e Cabo Frio.
Até outubro/2025 os gestores dos municípios das demais Regiões do Estado do Rio de Janeiro também serão capacitados, quais sejam: Região da Baía da Ilha Grande, Região do Médio Paraíba, Região Centro-Sul e Região Metropolitana 2.