Vigilância em Saúde
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
05/06/2019 Capacitação teórica e prática em Boas Práticas em Indústrias de Água Mineral Natural

As capacitações teórica e prática ocorreram nos dias 22 de maio e 5 de junho respectivamente, sendo realizadas no auditório do Ministério da Saúde, localizado na rua México, 128- 10 andar. A capacitação teve como objetivo qualificar os técnicos de vigilância sanitária municipais, Visas municipais, para executarem ações de inspeção em indústrias de água mineral natural.

Os técnicos das Visa municipais, na chegada ao evento, eram acolhidos com café da manhã de boas vindas oferecido pelos colegas estaduais, pois muitos para participarem da capacitação se deslocaram de seus municípios de origem em viagens por mais de 4 horas.

As aberturas das capacitações foram feitas pela Dra. Adna Spasojevic, que destacou a importância dos processos de capacitações dos técnicos de Visa municipais como oportunidade de adquirem novos conhecimentos técnicos, aprimorarem os processos de trabalho, trocarem experiências como outros técnicos municipais de vigilância sanitária, esclarecerem duvidas sobre suas rotinas de trabalho, sendo também um momento de integração entre os técnicos de Visa municipais e estaduais, fortalecendo assim o sistema estadual de vigilância sanitária municipal.

A capacitação teórica foi ministrada por técnicos do Laboratório Central Noel Nutels(LACNN-RJ), do Departamento Nacional de Produção Mineral(DNPM), do Instituto Estadual do Meio Ambiente(INEA) e pelos técnicos de vigilância sanitária da Coordenação de Vigilância e Fiscalização Sanitária(CVFA) da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro(SUVISA-RJ). Contou ainda com a participação de técnico do Instituto Estadual do Ambiente-INEA, do Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM e de técnicas do Laboratório Central Noel Nutels-LCNN-RJ.

Já a capacitação prática – “ Oficina de Avaliação do Risco Sanitário para Indústrias que Envasam Água Mineral ”, foi ministrada para os técnicos de vigilância sanitária que participaram da capacitação teórica. O conteúdo programático da oficina foi elaborado a partir da lista de verificação, anexa da RDC173/06, e através situações fotografadas durante inspeções à empresas envasadoras de água mineral foram apresentadas situações de conformidade e não conformidade para avaliação do risco sanitário e tomada de decisão associadas as circunstâncias.

O formato de oficina possibilitou a troca de experiências entre os técnicos municipais e a equipe dos técnicos da Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos. "