Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
17/05/2019 CONASS/RJ solicita módulo de Segurança do Paciente no Projeto Planificação da Atenção à Saúde Inclusão será feita nos cursos ministrados pelos hospitais parceiros

Por solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, o tema Segurança do Paciente será inserido em todos os módulos do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde dos cursos ministrados pelos hospitais parceiros, no caso os Hospitais Albert Einstein, responsável pelo projeto macro, e Moinhos de Vento pela área de Segurança do Paciente.

O Projeto de Planificação da Atenção à Saúde é um projeto que o CONASS está executando junto às secretarias estaduais de saúde no intuito de organizar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde. Ele é constituido por uma rede formada por consultores, facilitadores e tutores e está em curso em diversos estados brasileiros.

A proposta do projeto é que além de capacitar os profissionais propicie o desenvolvimento da APS nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão.

A inserção do módulo de Segurança do Paciente visa corrigir falhas nos processos na Atenção Primária à Saúde (APS), que vão desde a admissão do paciente na recepção até, por exemplo, o erro do diagnóstico.

Estiveram presentes a reunião do CONASS/RJ em que ocorreu a solicitação a Dra Claudia Mello, Subsecretária de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro e titular da representação do Estado junto ao CONASS/RJ para o tema, a Dra. Adna Santos Sá Spasojevic, Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e suplente, acompanhdas pelas técnicas da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA/RJ) que atuaram junto ao projeto como tutoras.

Telefones úteis