Vigilância em Saúde
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
16/05/2019 Ações de Supervisão aos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais em Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Cordeiro e Macuco

As ações de vigilância sanitária estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). As áreas de atuação da vigilância sanitária compreendem:

• Bens de saúde: medicamentos, alimentos, saneantes, sangue, hemoderivados, domissanitários, cosméticos, etc.;

• Serviços de saúde: hospitais e clínicas, ambulatórios, serviços odontológicos, e especializados (hemodiálise, transplantes, oncologia) e serviços diagnósticos (clínicas radiológicas, laboratórios de análises clínicas); e

• Serviços de interesse da saúde: creches, clubes, locais de tatuagem, cemitérios, manicures, etc.

Com o aumento gradativo das áreas de atuação dos municípios, que se deu ao longo dos anos pelo processo de descentralização das ações de vigilância sanitária, faz-se necessário por parte do Estado um incremento nas ações de supervisão ao órgão de vigilância sanitária municipal, de cooperação técnica e capacitação em serviço dos técnicos que nele atuam.

O objetivo dessas ações é fortalecer o órgão municipal para que tenham condições de assumir efetivamente as ações de vigilância sanitária em seus territórios. Atendendo assim as expectativas locais tanto em relação ao acolhimento das demandas quanto a qualidade dos serviços prestados.

É com esse propósito que as Coordenações de Alimentos, Servições de Saúde, Medicamentos, Apoio as Ações de Descentralização da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro-SUVISA RJ elaboram anualmente programas de supervisões aos órgãos de vigilâncias sanitárias municipais, de cooperações técnicas, capacitações em serviço, e uma grade de cursos de atualização em diversas áreas de atuação. Esses cursos e capacitações podem ser ministrados de forma regionalizada ou em um único local reunindo todas as regiões.

Abaixo alguns registros dessas ações que são as supervisões aos órgãos de vigilância sanitária dos municípios de Levy Gasparian e Paraíba do Sul ocorridas em 14 e 15 de maio, e as supervisões técnicas na área de Alimentos nas vigilâncias sanitárias dos municípios de Cordeiro e Macuco, que ocorreram no mesmo período.