Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
24/04/2019 A Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro Participa da Inauguração de Planta para Produção de Radiofármacos Empreendimento fica localizado no Distrito Industrial do Município de Duque de Caxias (Xérem)

A Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Adna Spasojevic, representou o Secretario de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Edmar Santos, em 13 de abril, na inauguração da planta de produção de novos radiofrámacos, entre eles o 18FDG, que é um usado como uma ferramenta de grande precisão no diagnóstico de patologias em que haja metabolismo de glicose. É utilizado em exames do tipo SPECT (tomografia por emissão de fóton único) ou PET (tomografia por emissão de pósitrons), esse último com uma resolução de imagem capaz de detectar tumores a partir de 2mm.

 

O Empreendimento fica localizado no Distrito Industrial do Município de Duque de Caxias (Xérem), e a inauguração em questão foi em estágio pré-operacional, estando a planta pronta para os licenciamentos de operação. Nessa fase, todos os ambientes e laboratórios estarão abertos para que convidados possam conhecer detalhadamente as instalações e o processo adotado para a produção do radiofármaco. Quando em funcionamento a planta atenderá a demanda do Estado do Rio de Janeiro pelo radiofármaco 18FDG, de forma que não haverá mais necessidade de dependência da produção de outros Estados para que os pacientes atendidos possam fazer uso na aplicação de exames. Além desse radiofármaco (18FDG) a planta produzirá novos radiofármacos, ainda indisponíveis no Brasil, para diagnóstico específico de câncer de próstata e em neurologia, no auxílio ao diagnóstico de doença de Alzheimer, por exemplo.

Telefones úteis