Vigilância em Saúde
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
07/02/2019 Nova Superintendente apresenta organograma com a reestruturação da Vigilância Sanitária do Estado Evento ocorreu no dia 30 de janeiro

A nova Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Adna dos Santos Sá Spasojevic, reuniu na manhã do dia 30 de janeiro, no auditório de Ministério da Saúde, no 10 andar da rua México- 128, a equipe as SUVISA-RJ para apresentar o novo organograma do órgão e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da qual é parte integrante junto com as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica.

A Dra Adna é enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduada em Educação habilitada em Saúde Pública e integra a equipe da SUVISA desde 2005, tendo Assessorado as Dras. Claudia Mello e Eliane Cardozo em suas passagens pela Superintendência da SUVISA.

Na oportunidade os Coordenadores das áreas técnicas da SUVISA, que são as Coordenações de Vigilância e Fiscalização de Insumos, Medicamentos e Produtos, de Alimentos, de Serviços de Saúde, Apoio às Ações em Vigilância Sanitária e de Segurança do Paciente e Gestão de Risco, fizeram uma breve apresentação de suas equipes e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. A seguir falaremos um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos pelos técnicos .

• Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Insumos, Medicamentos e Produtos desenvolve suas ações de vigilância sanitária realizando inspeções sistemáticas, onde verifica o cumprimento por parte das empresas que licencia e revalida anualmente esse licenciamento, o cumprimento das boas práticas de fabricação de cosméticos, saneantes, medicamentos, produtos para saúde. Participa de programas nacionais voltados para o monitoramento de medicamentos através de coleta de amostras de medicamentos e insumos farmacêuticos, disponibiliza técnicos para que participem de programas de inspeções internacionais em conjunto com técnicos da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA e de outros países. Promove ações de capacitação, cooperação e supervisão técnica aos órgãos de Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAs Municipais).

• A Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos atua na vigilância da qualidade de produtos para promoção e garantia da saúde da população em cooperação com os órgãos de VISAs Municipais e em programas de monitoramento dos alimentos comercializados e produzidos em todas as Regiões e Municípios do Estado do Rio de Janeiro. Promove a Cooperação Técnica com as VISAs Municipais na área de alimentos, abrangendo o Monitoramento de Alimentos e a Inclusão Produtiva. Participa desde 2001 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos –PARA da ANVISA, que tem como objetivo de avaliar, continuamente, os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. Desenvolve campanhas educativas, tais como a MENOS SAL MAIS SAÙDE. Essas campanhas fazem parte de programas de saúde voltados para a redução de doenças não transmissíveis na população, conscientizando a população sobre a importância da redução do uso de sal nos alimentos como forma de prevenção à hipertensão arterial e suas doenças relacionadas.

• Coordenações de Vigilância e Fiscalização de Serviços de Saúde desempenha suas ações de inspeção em ação de competência exclusiva da SUVISA, tais como: em hospitais, farmácia privativa, serviços de hemoterapia, bancos de tecidos, células e órgãos, serviços de radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia, terapia renal substitutiva e laboratórios de análises clínicas de unidade hospitalar. Promove ações de capacitação, cooperação e supervisão técnica aos órgãos de VISAs Municipais.

• Coordenações de Vigilância e Fiscalização de Apoio às Ações em Vigilância Sanitária entre as atividades que englobam essa Coordenação estão o planejamento institucional, a supervisão aos órgãos de VISAs Municipais, que tem por objetivo promover a orientação e capacitação os gestores municipais para o exercício da Gestão do órgão no nível Municipal, identificar as necessidades de capacitação dos técnicos de VISA Municipal e articular com os Gestores das demais Coordenações da SUVISA a oferta dessas capacitações. As Divisões de Arquitetura e Engenharia, Controle Normativo e Apoio as Demandas de outros Órgãos e a gestão do hotsite da SUVISA também estão subordinados a essa Coordenação.

• Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco é responsável pelas ações relacionadas à Segurança do Paciente, verificação junto aos hospitais da adesão às práticas de segurança do paciente em hospitais com leitos de UTI, analisa formulários e documentações referentes ao ciclo anual de autoavaliação de práticas de segurança do paciente e medidas corretivas nos hospitais com leitos de UTI, acompanha a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e a elaboração de Planos locais de Segurança do Paciente na rede hospitalar, monitora e avalia óbitos e evento notificados no NOTIVISA (Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária) e queixas técnicas referentes a alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde recebidos na SUVISA. Participa de elaboração do Plano Estadual de Segurança do Paciente em articulação com as outras áreas da Secretaria de Estado de Saúde que também são responsáveis pelo tema.