Vigilância em Saúde
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
12/12/2018 Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro participou do Seminário Febre Amarela e Chikungunya - Desafios e Perspectivas do Verão

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Fiocruz - em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), a Associação dos Prefeitos e Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) realizaram dia 12 de dezembro Seminário que teve como objetivo dar início a construção de uma agenda de trabalho em conjunto para antecipar as ações de prevenção as arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

O evento contou com a participação da Subsecretária de Vigilância em Saúde, Dra Claudia Mello, que coordenou os trabalhos da mesa na parte da manhã. A mesa da parte da tarde foi coordenada pelo Dr. Rivaldo Venâncio da FIOCRUZ /MS, infectologista pesquisador e coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre as ações propostas estão a revisão e atualização do Plano de Contingência do Estado do Rio de Janeiro ano de 2019, intensificação da vacinação da população para que ocorra um aumento da cobertura vacinal, capacitação dos profissionais de Saúde com foco no reconhecimento dos casos e manejo clínico.
Na oportunidade foi apresentado o filme Conhecendo os mosquitos Aedes – transmissores de arbovírus, com 41 minutos de duração, a obra tem versões em português, espanhol e inglês, e foi produzida com apoio do Ministério da Saúde, da Fiocruz, da Generalitat Valenciana e da Universidade Miguel Hernández de Elche, na Espanha.

De acordo com o diretor do filme, Genilton José Vieira, “a produção é resultado de seis anos de trabalho é inovador porque atravessa os elementos da transmissão das arboviroses, contextualizando esse fenômeno no tempo e no espaço. O filme traz informações de fronteira, comprovadas, tanto do campo da virologia, como da entomologia, que foram integradas pelo cinema”.

Assista ao filme “Conhecendo os mosquitos Aedes – transmissores de arbovírus” aqui