Vigilância em Saúde
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
06/06/2018 Superintendende da SUVISA participa de Evento na ALERJ Realizado em 06 de Junho de 2018

A Superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA) Dra. Eliane Cardozo participou na manhã do dia 06 de junho do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

O Fórum foi uma iniciativa da ALERJ em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), sendo realizado na Plenário da Alerj. O objetivo do evento com o tema “Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios" foi de sensibilizar os municípios fluminenses para a necessidade de reduzir a burocracia e promover o desenvolvimento local.

No Fórum foram reunidas autoridades federal, estadual e os municípios do estado que estão de destacando na agilização do tempo de abertura de empresas para trocar experiências e mostrar os caminhos e instituições de apoio que podem colaborar com esta agenda.

O evento contou com dois painéis “Ações públicas de integração de registro empresarial e o impacto econômico” e “Como a informatização dos processos mudou o ambiente de registro empresarial e a realidade dos municípios integrados”, em que foram apresentados exemplos de boas práticas no estado no processo de desburocratização e, promoveu o debate sobre os desafios da desburocratização e recomendações para solucionar os principais gargalos enfrentados. Durante a realização do evento foi ressaltada a necessidade de integração entre os governos federal, estadual e municipais como um fator decisivo para o avanço do processo de desburocratização.

Hoje, 41 dos 92 municípios no estado possuem o alvará eletrônico integrado à Junta Comercial e 12 ainda estão completamente de fora do sistema.

O evento foi aberto ao público e a entrada gratuita. Para participação era necessária a inscrição através do endereço eletrônico forumdesenvolvimentorj@gmail.com

A Programação do Fórum foi:

“Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios”

Dia: 6 de junho

Horário: 9h30 às 13h

Local: Endereço: Palácio Tiradentes – Plenário - Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro

Programação:

10h – Abertura

- André Ceciliano, deputado (PT) e presidente em exercício da Alerj.

- Paulo Renato Marques, subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico.

- Luiz Velloso, presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

- Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae-RJ.

- Conrado Fernandes, diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

10h30 às 11h30 - 1º Painel: “Ações públicas de integração de registro empresarial e o impacto econômico”

- Luiz Carlos Ananias, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

- Eliane Cardozo, superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (Suvisa).

- Sergio Mendes, subsecretário-adjunto de Planejamento da Secretaria Estadual do Ambiente (Inea).

- Raphael Lacerda, auditor fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (Sefaz).

11h30 às 12h30 - 2º Painel: “Como a informatização dos processos mudou o ambiente de registro empresarial e a realidade dos municípios integrados”

- Andréia Crocamo, gerente da área de Políticas Públicas do Sebrae-RJ.

- Walter Thuller, subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Nova Friburgo.

- Bruno Boaretto, prefeito de Macuco.

- Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis.

- Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda.

12h30 às 13h – Perguntas, respostas e encerramento.