Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Notícias
Vigilância Sanitária
Notícias
04/12/2017 SUVISA participa no Ministério da Saúde de evento do Projeto Paciente Seguro Projeto tem como objetivo a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Realizou-se em Brasília, nos dias 28 e 29 de novembro, evento de encerramento do Projeto Paciente Seguro – Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde, dos Hospitais de Excelência, do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, além de especialistas do Hospital Moinhos de Vento e convidados. A Dra Claudia Mello, representou à Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro-SUVISA.

Na oportunidade, os profissionais de saúde dos 15 hospitais participantes, entre eles destacamos o Hospital Universitário Pedro Ernesto-HUPE, compartilharam os resultados e aprendizado obtido ao longo do Projeto que se desenvolveu no período de 2016-2017.

O Projeto é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. O Projeto teve como objetivo buscar soluções para prevenir eventos adversos e melhorar a segurança de usuários nos hospitais públicos, e foi desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi - SUS), do Ministério da Saúde. As equipes de profissionais de saúde que integraram o Projeto eram compostas por enfermeiros e farmacêuticos que realizaram o diagnóstico das unidades de saúde e desenvolveram atividades voltadas para melhoria dos processos assistenciais relacionadas as metas de segurança do paciente.

Durante um ano e três meses de trabalho foram realizadas ações como produção de materiais educativos, formação de profissionais com competências para executar Ciclos de Melhoria Contínua nos hospitais, integração das instituições participantes para promover a troca de experiências e aprendizado, além da educação de usuários do SUS.

No segundo semestre de 2017 foram realizadas oficinas em Brasília, São Paulo, Curitiba, Manaus e Natal que permitiram que esses profissionais de saúde compartilhassem soluções de melhorias na segurança do paciente.

Principais ações para melhorar o cuidado ao paciente
– Treinamento
– Garantia de processos mais rigorosos;
– Mudança cultural para o cuidado melhor e mais seguro, com base no compromisso dos líderes e profissionais de todos os níveis;
– Iniciativa e disposição de cada instituição de verificar suas falhas e melhorar.
Desafios do programa
– Implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente;
– Elaboração de um Plano de Segurança do Paciente;
– Implementação dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente;
– Notificação de eventos adversos.


A Dra Claudia Mello na ocasião elogiou a iniciativa do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Segurança do Paciente, destacou a importância do Projeto Paciente Seguro, e do engajamento dos profissionais de saúde das unidades públicas no Projeto para que ele seja exitoso, promovendo assim uma mudança de cultura evitando que o paciente sofra algum dano, reduzindo desperdícios e retrabalho dentro das unidades de saúde, e acima de tudo, proteger pacientes e trabalhadores. 

Para saber mais
 

Telefones úteis