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11/12/2018 Rótulos: caminho para alimentação saudável Ler e saber interpretar o que dizem os rótulos é uma forma de escolher produtos mais adequados e, desta forma, manter uma alimentação saudável

Rótulos: caminho para alimentação saudável

Você costuma ler os rótulos dos alimentos que consome? Deveria! Afinal, ler e saber interpretar o que dizem os rótulos é uma forma de escolher produtos mais adequados e, desta forma, manter uma alimentação saudável.

É pelo rótulo que descobrimos se um alimento tem excesso de gordura, açúcar e sódio. No caso dos alimentos industrializados, é através do rótulo que o consumidor identifica o que irá consumir. Em geral, os alimentos ultraprocessados possuem um número elevado de ingredientes e, sobretudo, ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias, como gordura vegetal hidrogenada, espessante, aromatizante etc.

Para confirmar se um produto não provoca males à saúde, é preciso verificar a presença de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras em quantidades excessivas. Se aparecer açúcar, sal ou gordura como primeiros da lista é um sinal de alerta, pois significa que o produto tem mais desses ingredientes do que qualquer outro componente.

Biscoitos recheados e bebidas lácteas geralmente possuem alta quantidade de açúcar e gordura. No entanto, as embalagens destacam informações como “fonte de vitaminas e minerais e/ou antioxidantes”. Fique atento a essas informações, pois não significa que o produto é saudável.

Tabela nutricional

A tabela nutricional é a parte que indica o quanto aquela porção do alimento contribui para atingir as recomendações nutricionais diárias. No caso de nutrientes como gordura saturada e sódio, quanto maior esse valor, pior a qualidade nutricional do produto. Então opte por um produto que tenha menor %VD. Já os alimentos com percentual maior %VD para fibra, indicam que o produto tem valor nutricional melhor.

Valor energético

É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Carboidratos

São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

Proteínas

São componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. São encontrados nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras totais

As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras saturadas

Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. Atenção: o consumo desse tipo de gordura deve ser moderado. Se consumida em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Gorduras trans ou Ácidos graxos trans

Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Atenção: o consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, pois nosso organismo não precisa de gordura trans. Seu consumo pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia!

Fibra alimentar

Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia o funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares!

Sódio

Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura). Atenção: deve ser consumido com moderação, pois seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem alto %VD de sódio!

Regulação

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor. A agência disponibiliza, inclusive, uma cartilha sobre o assunto. Confira aqui.

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