O SISTEMA DE APOIO AO RELATÓRIO DE GESTÃO (SARGSUS) tem como principal objetivo fornecer aos gestores do SUS uma ferramenta informatizada, para facilitar a elaboração e o envio do Relatório de Gestão pelos Estados, Distrito Federal e Municípios ao Conselho de Saúde, bem como disponibilizar ao acesso público as informações decorrentes da elaboração do Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão do SUS por qualquer cidadão via rede mundial de computadores. O Acórdão nº 1459/2011 do Tribunal de Contas da União e a Portaria GM/MS nº 575/12, instituíram a obrigatoriedade na utilização do Sistema pelos estados e municípios.
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A utilização do SARGSUS tem outros importantes benefícios:
• Integração das informações existentes em bases de dados distintas;
• Indução do processo de articulação dos instrumentos de planejamento;
• Apoio à participação e ao controle social e subsidio ao trabalho, interno e externo, de controle e auditoria;
• Acesso aos relatórios de gestão apresentados aos Conselhos de Saúde, independente da mudança de gestor;
• Provimento dos meios para o aperfeiçoamento contínuo da gestão participativa e das ações e serviços prestados.
Mais recentemente o Sistema vem permitindo também a elaboração do Relatório Detalhado do Quadrimestre, que é mais um instrumento de gestão regulamentado pela Lei Complementar 141/2012.