1 - Qual é a diferença entre as Clínicas da Família e as UPAs?
As Clínicas da Família são administradas pelas prefeituras e contam com profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). Essas unidades foram criadas para acompanhar de perto os pacientes do bairro e do entorno, incluindo visitas domiciliares, quando são necessárias.
As consultas são agendadas e o objetivo é a prevenção em saúde, além de oferecer cuidado adequado para pacientes que precisam de tratamento para doenças já existentes. Por exemplo, um paciente hipertenso, que tem acompanhamento periódico e está com a medicação em dia, dificilmente vai precisar de atendimento de urgência e emergência. Além das consultas, as Clínicas da Família oferecem vacinas, exames preventivos, pré-natal. O horário de funcionamento das unidades é definido pelos municípios.
Já as UPAs são unidades que atendem a casos de urgência e emergência, de baixa e média complexidade. Os pacientes são acolhidos e classificados por enfermeiros de acordo com a gravidade do quadro. Nas UPAs podem ser atendidos casos de diarreia, cortes, febre alta, dengue, zika e problemas respiratórios. Pacientes mais graves que chegam às UPAs devem ser estabilizados nessas unidades e depois transferidos para os hospitais de referência.
2 - Como faço para me cadastrar na Rio Farmes?
Para ter acesso gratuito aos medicamentos fornecidos pela Rio Farmes, o paciente deve, primeiramente, conferir se o remédio solicitado e a patologia em questão constam na relação atendida pelo Programa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A lista de medicamentos completa está disponível no link: http://www.informacaoemsaude.rj.gov.br/atencao-a-saude/726-assistencia-farmaceutica/medicamentos.html
A partir daí, é necessário fazer o cadastro no Programa, mediante apresentação de documentos pessoais e laudos médicos (entre eles, o Laudo para Solicitação de Medicamentos preenchido pelo médico), a prescrição e os exames de acordo com a patologia e o medicamento.
A solicitação de cadastro é avaliada por uma equipe técnica da Assistência Farmacêutica da SES, que a aprova ou não, de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O cadastro pode ser feito nas unidades da RioFarmes ou nos polos distribuídos nos municípios no estado. Atualmente, cerca de 70 mil pessoas estão cadastradas para a retirada de medicamentos no Estado do RJ.
A Rio Farmes atende usuários que necessitam de remédios especializados, indicados para o tratamento de doenças crônicas ou raras. Para melhor atendimento dos pacientes, há um sistema de agendamentos.
3 - Tenho cadastro na Rio Farmes, mas gostaria de saber se meu remédio já está disponível. Como faço?
A SES disponibiliza linhas telefônicas para informações aos pacientes atendidos pela Rio Farmes. A listagem segue abaixo:
Riofarmes Praça XI
2333-3998 / 2333-3896 / 2332-8568 / 96900-6162 / 98105-2680 / 98596-6514 / 96943-0300 / 97983-3535 / 98235-5121
Riofarmes Nova Iguaçu
2767-5707 / 98169-4917 / 98175-1921
Riofarmes Duque de Caxias
2672-0450 / 98235-0066 / 98092-2625
4 - Como faço para ser atendido no Hospital da Criança?
O Hospital Estadual da Criança (HEC) é uma unidade referenciada, ou seja, não possui emergência aberta. O hospital recebe pacientes encaminhados por unidades públicas de saúde para a realização de cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento de câncer, em pessoas de zero a 19 anos.
5 - Como é o acesso ao Hospital da Mulher Heloneida Studart?
A unidade atende livre demanda para casos de emergência em obstetrícia e é referência para atender gestantes de alto risco na Baixada Fluminense. O acesso ao ambulatório (pré-natal, exames laboratoriais, raios-X e ultrassom) do hospital é referenciado pela Central de Regulação.
6 - Como faço para ser atendida no Hospital Estadual da Mãe?
Unidade dedicada ao atendimento de gestantes de baixo risco na Baixada Fluminense. O atendimento ambulatorial (pré-natal, exames laboratoriais, raios-X e ultrassom) é realizado na Clínica da Mãe, das 8h às 17h. A unidade também recebe gestantes encaminhadas por outras unidades de saúde. Embora não seja dedicado à demanda espontânea de pacientes que não realizam pré-natal na unidade, realiza atendimentos de emergência.
7 - Como faço para ter acesso ao Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu?
As cirurgias eletivas realizadas no Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) são reguladas pela Central de Regulação. Já a Central de Marcação de Exames de Imagens regula exames complementares como tomografia e ultrassonografias realizados na unidade. Nas cirurgias de trauma, os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento dos casos.
8 - Instituto Estadual do Cérebro
O Instituto Estadual do Cérebro (IEC) é unidade referenciada para o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores, doenças vasculares e degenerativas, além de epilepsia. O ambulatório recebe pacientes via Central de Regulação de Leitos do protocolo de perfil neurocirúrgico.
9 - Como faço para agendar exames no Rio Imagem?
A marcação dos exames para o Centro de Diagnóstico por Imagem – Rio Imagem é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde a partir da solicitação de um médico da Rede Pública de Saúde. Cada município possui uma cota de exames, calculada a partir de sua população. Apenas no Município do Rio outras unidades de saúde estão aptas a realizar a marcação devido ao grande volume de pedidos. Em todos os casos, o paciente recebe um SMS com data e horário do exame. Ressaltando que o paciente não realiza marcação por telefone. Os exames ficam prontos em 7 dias, aproximadamente.
10 - Como é o acesso ao Centro de Trauma do Hospital Alberto Torres?
A unidade é referência no estado no atendimento a casos de politraumatizados. O encaminhamento dos pacientes é realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é orientado sobre quais casos se encaixam no perfil da unidade. O Centro de Trauma possui heliponto para receber os casos mais graves.