Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria Geral
Participação Social e Equidade
Saúde da População Imigrante e Refugiada
Participação Social e Equidade
Saúde da População Imigrante e Refugiada
25/04/2019 Cartilha de orientações sobre o SUS para a População Refugiada - folders Cartilha de orientações sobre o SUS para a População Refugiada- versão folders

As cartilhas informativas são fruto de uma caminhada que se iniciou no final de 2017, com as pesquisas realizadas nos territórios de Gramacho, Brás de Pina e Jardim Catarina, junto aos refugiados congoleses para comparação da saúde acessada no Congo e a saúde no Brasil, e assim, termos um diagnóstico inicial de atuação em saúde estadual, junto a este segmento.
Essa pesquisa foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, pelo setor de Participação Social e Equidade, coordenada por Camila R. Estrela, em parceria com o Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a professora Vânia M. Sierra e suas estagiárias, Michelle Oliveira e Mellina M. da Costa; do Hospital Universitário Pedro Hernesto, com Pedro G. Coscarelli; das ONG´s Mawon, com Mélanie Montinard; Cáritas, com Andrea V. de Oliveira e Débora M. Alves e com o apoio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, com a Nicole Marie R. Carvajal.
Nos apoiaram também para a realização das entrevistas, os coordenadores das unidades de saúde: Diogo G. Matinho e Marcelle Marinho (Gramacho); Rhiva A. Borges (São Gonçalo) e Felipe Fernandes dos Santos (Brás de Pina). Paralelamente a essa elaboração temos construído um percurso através de encontros e debates mensais para pensarmos ações no atendimento à saúde da População Refugiada, com a posterior entrada dos parceiros, como Secretaria Municipal de Saúde, com Patrícia Albuquerque e a área Técnica de Doença Falciforme, com Márcia Alves.
Ao longo do processo fomos identificando a necessidade de elaboração de informações mais gerais sobre o SUS, no estado do Rio de Janeiro, com uma linguagem acessível e orientadora, respeitando as especificidades de cada território e serviço em saúde. O texto das cartilhas formativas foi aprovado por diversas áreas da SES-RJ, relacionadas a cada tema abordado nos materiais.
A tradução das cartilhas informativas para o espanhol foi realizada por Nicole Marie R. Carvajal e em francês pela equipe da Cáritas.
 

Cartilha- versão em português

Cartilha- versão em espanhol

Cartilha- versão em francês

Cartilha- versão em inglês
 


 

Telefones úteis