Índice de Massa Corporal. Você já deve ter ouvido falar nisso. Talvez apenas a sigla IMC. Mas você sabe que índice é este e o que ele pode dizer sobre a sua saúde?
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Ele aponta se o peso está adequado ou se está abaixo ou acima do peso.
Para fazer o cálculo, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. O número final representa o quanto a pessoa tem de massa muscular + massa de gordura + massa óssea. Com o resultado, o próximo passo é interpretá-lo.
IMC - Classificação do IMC
Menor que 16 - Magreza grave
16 a menor que 17 - Magreza moderada
17 a menor que 18,5 - Magreza leve
18,5 a menor que 25 - Saudável
25 a menor que 30 - Sobrepeso
30 a menor que 35 - Obesidade Grau I
35 a menor que 40 - Obesidade Grau II (considerada severa)
Maior que 40 - Obesidade Grau III (considerada mórbida)
Quando o índice de massa corporal recomendado está excedido, é porque a pessoa pode estar numa situação de sobrepeso com tendência à obesidade ou já ter a obesidade. Portanto, o calculo pode ser feito em casa, mas, dependendo do resultado, é importante procurar um médico para avaliar o grau de sobrepeso ou obesidade. Ou o extremo oposto disso. Se o índice estiver muito abaixo da normalidade para o homem e para a mulher indica que a pessoa pode estar no estado de desnutrição, de perda expressiva de massa. E assim como a obesidade, também existem graus de magreza.
Fonte: Ministério da Saúde