Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hospital João Batista Cáffaro garante acolhimento aos acompanhantes 09/06/2024 Hospital João Batista Cáffaro garante acolhimento aos acompanhantes Semanalmente as famílias participam de rodas de conversa com os profissionais de saúde da unidade

Com o objetivo de garantir uma boa assistência também aos acompanhantes, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, realiza semanalmente o Projeto Acolher. Todas as terças-feiras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, coordenadores dos setores de clínica médica e CTI, reúnem-se com os acompanhantes para tirar dúvidas e facilitar o fluxo de informações sobre os pacientes internados.

Realizado no Centro de Estudos e Pesquisa, o bate-papo ainda apresenta todos os direitos e deveres dos usuários, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Humanização. Os profissionais orientam sobre o papel importante desenvolvido pelos acompanhantes no cuidado dos pacientes tanto dentro, quanto fora da unidade.

A gerente assistencial da unidade, Eliane Eirim, garante que os acompanhantes precisam deste momento para sanar dúvidas, conversar e aliviar suas angústias. "Como eles estão vivendo o dia a dia do paciente, acabam também, de certa forma, sendo internados. Então, o objetivo do projeto é identificar aqueles que precisam de um atendimento mais especializado, de um acolhimento maior ou aquele que só quer saber do quadro clínico do ente querido com mais detalhes", descreveu.

Durante toda a semana, a equipe multiprofissional acompanha o histórico e evolução dos pacientes internados através de sistema de gestão informatizado. Os acompanhantes que participam do encontro elogiaram a iniciativa.
"É um encontro muito positivo, onde tiramos as nossas dúvidas e também recebemos informações de como lidar com o paciente. Os profissionais também nos informam, depois de conversar com equipe médica, sobre possível alta no decorrer da semana, sobre alimentação, curativos, tratamento de fisioterapia etc.”, garante a acompanhante Merlyn Dias.

O hospital também realiza, mensalmente, reunião técnica sobre “Segurança do Paciente” e, diariamente, o ‘ round multidisciplinar’ para discutir quadro clinico e evolução dos pacientes internados. De acordo com a gerente administrativa da unidade, Isabelle Batistela, são momentos em que as equipes se reúnem para compartilhar informações e tomar decisões. São protocolos importantíssimos para realizar um plano de cuidados para o paciente”, explica.

Sobre o hospital

Importante unidade de retaguarda da rede estadual de saúde, com 128 leitos, sendo 74 de enfermaria, 50 de Terapia Intensiva e quatro de unidade admissional, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro recebeu mais de quatro mil pacientes no ano passado.

Telefones úteis