O público jovem tomou conta do Hemorio e ajudou a bater novo recorde de doação de sangue, neste sábado (18/11), durante a ação para comemorar o aniversário de um ano da CazéTV. O youtuber Casimiro interagiu com os fãs, tirou muitas fotos e incentivou o gesto solidário. Um dos objetivos da campanha era mobilizar, principalmente, o jovem, incentivando o hábito da doação. Foram doadas 478 bolsas de sangue, superando o recorde da cantora Ludmilla, que era de 441 bolsas arrecadadas somente no salão dos doadores (na campanha da cantora, houve também dois postos móveis de coleta de sangue).
O canal, que tem mais de nove milhões de inscritos, preparou um ambiente especial para receber os doadores. Foram instalados um lounge e espaço exclusivo para fotos na área externa do Hemorio. Além do tradicional lanche após a doação de sangue, os doadores também puderam assistir uma apresentação comemorativa da CazéTV em óculos com inteligência artificial.
Os amigos Leonardo Gomes e Pablo Salgueiro, de 16 anos, doaram sangue pela primeira vez. “Eles me pediram para trazê-los aqui hoje e acabei doando sangue também. Todos deveriam fazer isso e salvar vidas”, disse Eduardo, pai de Leonardo, morador da Tijuca.
O estudante Nicolas Prado, de 23 anos, torcedor do Flamengo, acordou às 5 da manhã e viu o apelo do youtuber Casimiro em uma rede social. Convidou a namorada Vitória Daniela, de 23 anos, e seguiram para o Hemorio. “O aniversário poderia ser em qualquer lugar, mas achei ótima a ideia. São apenas 12 minutos que salvam vidas”, disse Nicolas. Já Vitória doou sangue pela primeira vez e deseja voltar novamente ao Hemorio. “Já me informei sobre a doação para medula óssea”.
O casal de namorados Fernanda Lopes, de 24 anos, moradora do bairro Jardim América, e Anderson Junior, de 24 anos, morador da Vila Cosmos, é doador de sangue habitual. Torcedores do Vasco, eles são fãs do youtuber e incentivam a doação de sangue junto aos amigos. “Mais pessoas deveriam fazer isso. O processo de doação é muito simples. É superimportante porque ajuda a salvar muitas pessoas”, disse Anderson.
O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, aprovou a campanha que mobilizou os jovens e motivou a ida ao HemoRio.
“A partir dos 16 anos, já é possível ser doador de sangue. A ação de hoje ajuda a renovar o nosso público, que, atualmente, é formado em sua maioria por doadores acima de 39 anos”, afirmou Amorim.
Torcedor do Fluminense, o estudante Felipe Moreira, de 19 anos, acompanhou a Copa Libertadores na CazéTV. “Sou doador pela primeira vez e estou muito feliz em ajudar outras pessoas que precisam do meu sangue”.
Casimiro, que não saiu um minuto sequer do salão dos doadores e fez foto com todos que passaram por ali, comemorou a ação:
“Foi incrível passar o dia todo aqui com os doadores e com essa equipe de enfermagem maravilhosa!”
Atenção às normas para doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Fotos : Mauricio BAZILIO/SESRJ
⬇️
https://drive.google.com/drive/folders/1WKtZyoaxoaHxzaqXL6qgRuzOB4U3NmsM