Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Outubro Rosa: Mamógrafo Móvel realiza 100 atendimentos para câncer de mama no Largo da Carioca 06/10/2023 Outubro Rosa: Mamógrafo Móvel realiza 100 atendimentos para câncer de mama no Largo da Carioca Unidade itinerante facilita diagnóstico precoce da doença; ação também contou com serviços da Secretaria da Mulher e da Comissão dos Direitos da Mulher da Alerj

 Informação e prevenção sobre o câncer de mama foram os focos das ações do Mamógrafo Móvel no Largo da Carioca, nesta sexta-feira (06/10). A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), acontece no mês em que se conscientiza sobre a doença. Ao todo, 100 atendimentos foram realizados para os exames.

Durante a atividade, além do Mamógrafo Móvel, equipes da SEM e da Comissão dos Direitos da Mulher da Alerj conversavam com mulheres de diferentes faixas etárias e apresentavam materiais informativos sobre o acesso aos direitos da mulher. Foi o caso da Andreia Marinho, de 54 anos, moradora de Paciência, na Zona Oeste. Ela estava passando pelo Largo da Carioca e contou sobre a importância do acesso facilitado ao exame e aos esclarecimentos prestados.

“Estava caminhando até a Rua Presidente Vargas quando vi o Mamógrafo. Como tinha o pedido para fazer o exame há algum tempo, mas não conseguia por estar trabalhando, tive a chance de fazer aqui. Gostei muito do atendimento e de todo acolhimento da equipe”, contou.  

Para Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde, a prevenção do câncer de mama é fundamental para evitar que novas mortes pela doença aconteçam.

“Com o diagnóstico precoce, a chance de cura do câncer de mama é maior. Por isso, ações como essa que facilitam o acesso ao exame são extremamente necessárias para salvar mais vidas”, destacou.

Segundo Heloísa Aguiar, secretária de Estado da Mulher, serviços como o Mamógrafo Móvel ampliam o acesso à informação sobre a importância de as mulheres terem o autocuidado.

“Nossa proposta é que as mulheres sejam atendidas em todas as instâncias. Hoje, estamos aqui em uma importante ação de conscientização sobre a relevância de se ter o cuidado pessoal”, disse.

Renata Souza, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alerj, destacou a parceria entre as secretarias de estado e a Assembleia Legislativa no atendimento às mulheres.

“Estamos no Outubro Rosa com a oportunidade de atender mais mulheres e conscientizar sobre o câncer de mama”, enfatizou.

Apenas neste ano, o Mamógrafo Móvel já esteve em 27 cidades do estado (Aperibé, Búzios, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Itaocara, Itatiaia, Itaperuna, Japeri, Maricá, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Nilópolis, Porciúncula, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São João de Meriti, Silva Jardim, Sapucaia, Saquarema, Três Rios, Valença,  Varre-Sai e Vassouras).

Ao todo, 10.694 exames de mamografia e 7.585 de ultrassonografia foram realizados pela unidade, totalizando 18.279 exames.

Telefones úteis