O Boletim de Monitoramento de Dados Precoces da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), atualizado nesta segunda-feira (25/09), mostra que, apesar do aumento constante nas taxas de positividade, de antígeno e de RT-PCR, os atendimentos nas UPAs estaduais, de adultos e de crianças, apresentaram redução nesta última semana. A análise leva em consideração as semanas epidemiológicas 37 (de 10 a 16 de setembro) e 38 (de 17 a 23 de setembro).
A taxa de positividade em ambos os exames (RT-PCR e Antígeno) manteve tendência de aumento para 27% e 31%, respectivamente. Tanto na rede privada quanto na rede pública, houve uma redução no número de exames realizados para testes laboratoriais (RT-PCR) e testes rápidos (antígeno).
"Não houve uma mudança significativa no cenário epidemiológico do boletim entre esta edição e a passada. Na verdade, podemos observar que, apesar da positividade ter novamente aumentado, não há mais a mesma velocidade. Isso indica que possivelmente entramos numa fase platô. A recomendação da secretaria segue a mesma, para que todos atualizem o esquema vacinal com a bivalente, especialmente os idosos e os grupos prioritários", analisa Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.
Produzido pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), o novo boletim auxilia na tomada de decisões da pasta e é público, disponível no Painel Monitora, no site da SES-RJ (http://monitorar.saude.rj.gov.br).
Subvariante Éris
Até esta segunda (25/09), a SES-RJ confirmou oito casos da nova subvariante. Todos na cidade do Rio de Janeiro. Em função do atual cenário epidemiológico, novos casos sequenciados serão divulgados assim que confirmados laboratorialmente no Painel de Monitoramento da Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#).
A SES-RJ monitora a situação e reforça a recomendação para que todas as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina bivalente procurem os postos de saúde.