Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Secretário de Estado de Saúde participa do lançamento do Núcleo de Apoio à Vítima de Violência 05/06/2023 Secretário de Estado de Saúde participa do lançamento do Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Objetivo é proteger e garantir apoio humanizado às vítimas de infrações penais, desastres naturais, calamidades públicas e graves violações de Direitos Humanos

 O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, participou nesta segunda-feira (05.06) do lançamento do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O núcleo terá a função de proteger e garantir apoio humanizado a vítimas de crimes, atos infracionais, desastres naturais, calamidades públicas e graves violações de direitos humanos.

"Nós precisamos estar mais próximos da população. Não há possibilidade de enfrentar a violência no estado sem o acolhimento. Nós vamos vencer essa guerra e fazer com que as vítimas sejam atendidas de forma efetiva", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Entre as funções do NAV, estão as de facilitar o acesso à informação sobre processos judiciais, encaminhar a pessoa a serviços de assistência (médica, psicossocial e jurídica) e a programas de proteção de vítimas e testemunhas. Quando for necessário, o núcleo também buscará medidas para resguardar o direito integral da vítima e de seus familiares.

“É um atendimento especializado, com uma escuta diferenciada, em que a pessoa vai se sentir acolhida, vai sentir o apoio necessário para que conheça seus direitos e saiba que pode ter apoio psicológico”, explicou a coordenadora de Promoção de Direitos das Vítimas do MPRJ, procuradora de Justiça Patrícia Glioche.

No NAV, as vítimas serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, contando com psicólogos e assistentes sociais. Além de receberem um acolhimento humanizado, serão orientadas sobre seus direitos, como o apoio psicológico.

Uma rede especial de apoio às vítimas, em articulação com equipamentos do Estado e do Município, também está sendo criada. A ideia é que esta rede, ao receber a vítima encaminhada pelo NAV, atenda de forma especializada.

Telefones úteis