Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Secretaria de Estado de Saúde alerta para riscos de acidentes ao mergulhar em águas rasas 01/02/2023 Secretaria de Estado de Saúde alerta para riscos de acidentes ao mergulhar em águas rasas Riscos de lesões na coluna vertebral aumentam neste período de verão

 
Praias, lagos, represas, cachoeiras e piscinas são locais muito procurados nas férias de verão por quem quer se refrescar. Mas alguns cuidados precisam ser tomados para que a diversão aconteça sem riscos de acidentes e danos à coluna vertebral. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), a lesão medular cervical por mergulho em águas rasas é a segunda maior causa no verão. Estima-se que, durante a estação, cerca de dez pessoas fiquem paraplégicas ou tetraplégicas por semana no Brasil ao mergulhar em águas rasas.

Em caso de acidente, o primeiro procedimento que deve ser realizado é retirar a pessoa da água. Uma das sequelas mais comuns neste tipo de acidente é a tetraparesia. A pessoa perde a capacidade de se mover e pode acabar se afogando. Em seguida, é preciso buscar ajuda especializada de profissionais treinados, como o Corpo de Bombeiros.

O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos. Segundo o médico e neurocirurgião do HERC João Thiago Frossard, antes de mergulhar, deve-se verificar a profundidade do local.

- Sem dúvida, o mergulho é uma das principais causas de lesão medular, principalmente o mergulho de cabeça em águas rasas. Esse impacto da cabeça com o fundo pode gerar uma fratura na coluna cervical na região do pescoço e, consequentemente, uma lesão na medula cervical - ressalta o médico.

Confira as principais dicas para evitar acidente:

- Não mergulhe de cabeça em locais desconhecidos;
- Não mergulhe em água turva;
- Faça o primeiro mergulho em pé;
- Evite brincar de empurrar amigos em piscinas, cachoeiras e no mar;
- Não corra para pular na piscina: as bordas podem estar escorregadias;
- Evite cambalhotas ou pular de costas na água;
- Não mergulhe após ingerir bebidas alcóolicas.

Telefones úteis