Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Secretaria de Estado de Saúde comemora Dia do Cirurgião Dentista 25/10/2022 Secretaria de Estado de Saúde comemora Dia do Cirurgião Dentista Amor, dedicação e vocação a serviço de um sorriso perfeito nos Hospitais Estaduais Azevedo Lima e da Criança

 A saúde do corpo passa pela boca e o Dia do Cirurgião Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, exalta uma profissão que é sinônimo de vocação ou missão de vida. Em homenagem a esses profissionais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) conta as histórias de Verônica dos Santos Lopes Serrano e Melina Guedes Cavalcanti, que trabalham na rede estadual de Saúde.

A primeira tem 27 anos dedicados à profissão, sendo 23 ao Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói. Verônica cuida da saúde bucal de pacientes graves internados no Centro de Tratamento Intensivo. A segunda possui mais de duas décadas de experiência, sendo nove anos no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, atendendo crianças e adolescentes internados ou em tratamento oncológico, transplantados e cirúrgicos, além dos internados em unidade de terapia intensiva.

Desde os 7 anos de idade, quando frequentava as reuniões de fim de ano do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, ao lado de sua mãe Neuza Lopes, técnica de enfermagem da unidade, Verônica descobriu o caminho a seguir.

- A vocação pela área de saúde em minha família está no DNA. Tenho mãe, tia, prima e marido que seguiram o caminho. Desde menina, vivencio esse ambiente. A odontologia hospitalar é a minha paixão, é arrebatadora. Os cuidados com o paciente não buscam apenas promover uma boa saúde bucal, mas sim integral, relacionando os problemas da boca do paciente com o seu estado geral, como por exemplo, ao controlar um sangramento bucal associado a uma disfunção hepática ou ao tratar uma infecção bucal causada por fungo devido à baixa imunidade do paciente – frisa a responsável técnica em odontologia do Hospital Azevedo Lima.

Admitida em concurso público em 1999, Verônica dos Santos Lopes, junto a mais quatro dentistas e uma técnica de saúde bucal, presta assistência a pacientes em 30 leitos de CTI do HEAL em estado crítico, muitos deles sedados, entubados e em uso de ventilação mecânica. O atendimento inclui higiene oral, retirada de tártaro, remoção de focos de infecção, extração dentária, além da prevenção da pneumonia associada ao uso de ventilação mecânica. Em 2021, foram realizados 5.247 atendimentos em odontologia hospitalar.

Para Melina Guedes, a vocação também surgiu cedo. Com menos de 10 anos, ela passava as férias no Nordeste, na década de 1980, na casa da tia Coca (Maria do Socorro Guedes), quando pode observar a futura rotina de trabalho.

- Nunca tive dúvida de qual profissão escolher ainda muito nova e apreciava muito os trabalhos manuais. Sempre gostei de ajudar e sentir que posso fazer diferença para alguém – disse a coordenadora da odontologia do HEC.

O Projeto “Odontologia Integrativa'', do Hospital Estadual da Criança, realiza profilaxia e raspagem bucal, aplicação de flúor, restaurações e curativos, extrações e laserterapia. Outra atividade, junto com a equipe multidisciplinar da unidade, é o cuidado do paciente e a elaboração de protocolos de higiene oral e cuidados odontológicos nas UTIs pediátrica e neonatal. No ano passado, o hospital promoveu 4.206 atendimentos ambulatoriais e hospitalares. O HEC atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com encaminhamento pela Central Estadual de Regulação.

Para celebrar o Dia do Cirurgião Dentista, o HEC promove a “Semana Sorridente", até esta terça-feira (25). São atividades voltadas para os pacientes internados e em consultas, como a distribuição de kits de higiene oral, orientação de uma saúde bucal saudável com modelos e bonecos, fluoretação e pintura facial.

Telefones úteis