A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu, na terça-feira (25/10), em seu auditório, o Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde do Homem. O evento tem por objetivo apresentar as experiências exitosas desenvolvidas em cada cidade e fazer com que estes projetos circulem em vários territórios, modelando cada experiência à realidade local.
O Encontro foi coordenado pela Superintendência de Atenção Primária à Saúde e executado pela Atenção Integral à Saúde do Homem. A primeira das palestras foi proferida pelo professor Marcos Nascimento, do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), que destacou a paternidade e cuidado, com envolvimento ativo dos homens em todo o processo de gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil da criança. Já Renato Veloso, professor da UERJ, abordou o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na promoção da saúde.
- As coordenações municipais apresentaram as experiências exitosas desenvolvidas em seus territórios. A intenção é que o dia seja motivado por um ambiente amistoso de trocas e contribuições na perspectiva da construção de um novo olhar, influenciado pelas realidades locais, que mostre a rotina diária vivenciada por eles – disse o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Giovani Dimas.
Além das palestras, durante a manhã a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou o projeto de atendimento a caminhoneiros (as). Realizado em maio deste ano, na Rodovia Presidente Dutra e na Avenida Brasil, a iniciativa identificou um perfil de hipertensão, elevação de peso e sedentarismo nos profissionais. Eles receberam o Cartão Saúde e foram atendidos para cuidar dos problemas identificados.
Outra experiência de sucesso veio de Itaboraí. Lá, a Coordenação de Saúde do Homem desenvolveu uma modelagem de ação global. Com isso, o setor focou as ações em alimentação saudável, controle da glicemia, pressão arterial e infecções sexualmente transmissíveis.