Complexo Estadual de Regulação homenageia servidores 24/10/2022 Complexo Estadual de Regulação homenageia servidores Casos de sucesso, como o dos gêmeos Arthur e Bernardo, que nasceram unidos pela cabeça, foram lembrados em evento

Todos os dias, a missão dos 368 funcionários do Complexo Estadual de Regulação, que funciona no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, é a mesma: salvar vidas. Na sexta-feira (21/10), três deles saíram do anonimato e foram homenageados em nome de todos os colegas, por suas atividades na regulação de pacientes aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas, exames e internações. Em evento alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, também foram exibidos casos de sucesso, nos quais a intervenção dos reguladores salvou vidas.

Criada há 22 anos, a Central Estadual de Regulação (CER) funciona 24h e garante o acesso da população às especialidades disponíveis na rede de saúde, constituindo-se num dos principais pilares do SUS no Rio de Janeiro. De 2021 a outubro de 2022, o Sistema Estadual de Regulação agendou 355 mil consultas e exames, além de regular mais de 244 mil pessoas para leitos, de acordo com o perfil de cada paciente.

- Uma das maiores conquistas sociais das últimas décadas é a equidade de acesso ao serviço de saúde. É garantir ao paciente mais humilde as mesmas oportunidades, o que inclui procedimentos, exames, consultas e internações. Por isso, a importância de se ter um Sistema Estadual de Regulação com competência técnica para promover esse papel, além de fazer com que instâncias regionais e municipais sigam os mesmos princípios. A regulação é um dos pilares para que se tenha uma saúde pública de qualidade – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O encontro aconteceu de forma presencial e online. Foram exibidos vídeos destacando o trabalho dos reguladores, como o que possibilitou o atendimento dos gêmeos Arhur e Bernardo, que nasceram unidos pela cabeça e foram separados em procedimento cirúrgico no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN).

Foram lembrados outros dois casos, o de um idoso que sofreu fratura de quadril e foi operado no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT); e o de uma mulher que fez uma cirurgia oncológica de mama no INCA.

No final do evento, foram entregues placas comemorativas aos servidores mais antigos: Rosyane Bittar (enfermeira), Sérgio Simões (administrativo) e Lurdes Donato (médica reguladora), representada por Raquel Mendez.
A superintendente de regulação estadual, Kitty Crawford, exaltou o Dia do Servidor Público e destacou o trabalho dos médicos e profissionais reguladores em suas funções.

- Não tem ninguém que represente mais a população em relação à data do que o médico, o enfermeiro e o administrativo regulador. É um trabalho anônimo que salva milhares de vidas todo ano, com transparência, técnica e de forma equânime. Aprendo muito com vocês a cada dia e tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe – disse Kitty Crawford.