Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
 Às quartas, usamos rosa! 26/10/2022 Às quartas, usamos rosa! Secretaria de Saúde veste a camisa para celebrar o Outubro Rosa

Hoje (26.10), a Secretaria de Estado de Saúde celebrou o Outubro Rosa com a campanha "Às quartas, usamos rosa!", convidando todos os colaboradores a vestir a cor do mês dedicado a lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

— O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. Por isso, é importante que as mulheres façam a mamografia todos os anos e procurem as unidades de saúde caso percebam qualquer alteração, como caroços endurecidos e fixos ou a pele da mama avermelhada — aconselha o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O secretário e demais profissionais da SES-RJ participaram da mobilização para fotos, que colaboram para lembrar da importância do autocuidado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Já as mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Em 2021, foram registrados 2.868 novos casos da doença no estado do Rio de Janeiro em mulheres com idade entre 30 e 69 anos, número 6,34% maior que o registrado em 2020, quando foram notificados 2.697 novos casos.

Telefones úteis