Referência em cirurgia ortopédica e tratamento de queimaduras, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Vereador Melchiades Calazans comemorou nesta terça-feira (28.06) cinco anos de existência. Durante a celebração, que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, do deputado federal Dr. Luizinho e da primeira-dama do Estado, Analine Castro, entre outras autoridades, foram feitas homenagens àqueles que apoiaram o hospital durante todos esses anos.
- O HTO é uma das unidades que mais atendem em ortopedia no Rio de Janeiro. É mais um hospital que traduz a cultura do SUS implantada na rede estadual, por meio de um atendimento acolhedor, da humanização e de profissionais com olhar atento e comprometido com a saúde do próximo - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
A primeira-dama do Estado elogiou o hospital de Nilópolis, que já realizou mais de 19 mil cirurgias, 68 mil consultas, além de 445 mil exames desde que foi transformado em unidade para atendimento ortopédico.
- A unidade evita que pacientes da Baixada Fluminense percorram longas distâncias em busca de tratamentos especializados de alta complexidade. Os números não deixam dúvidas sobre a importância deste hospital para o estado - enalteceu Analine Castro.
Desde a sua inauguração, em junho de 2017, o HTO Baixada recebeu mais de 1.800 pacientes oriundos do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, e cerca de 1.400 do Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, duas grandes portas de entrada da região da Baixada Fluminense.
- O HTO Baixada atende pacientes de todo o estado, mas principalmente transferidos do Hospital Geral de Nova Iguaçu e do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Ao atender e tratar esses pacientes, nossa unidade ajuda a liberar leitos nessas unidades – explicou o diretor-geral do HTO Baixada, Rodrigo Ramos.
Um desses casos foi o do paciente Carlos Magno, de 54 anos. Ele sofreu um acidente de moto e foi levado para o Hospital Adão Pereira Nunes. Magno precisou ser transferido para o HTO Baixada, onde foi submetido a uma cirurgia na perna.
- O atendimento aqui foi de primeiro mundo, as enfermarias são bem cuidadas, os profissionais são atenciosos. Minha cirurgia foi realizada com todo cuidado e agora estou indo para casa – comemorou Carlos.
Para o deputado federal Dr. Luizinho, que inaugurou a unidade quando esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde, a relevância do HTO para a Baixada é motivo de orgulho:
- O HTO Baixada é um sonho realizado, graças à participação de todos vocês - afirmou, emocionado, o médico, que é ortopedista.
Atualmente, o HTO Baixada atua com 74 leitos de enfermaria, 9 leitos de Centro de Tratamento de Queimados, 6 leitos de Centro de Tratamento Intensivo, 6 salas cirúrgicas e 4 leitos de Recuperação Pós-Anestésica. São realizadas consultas ambulatoriais e assistência pré e pós-operatória de cirurgias ortopédicas e fisioterapia de reabilitação pós-cirúrgica. Além disso, o hospital conta com um moderno Centro de Imagem, que realiza exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, angiotomografia e ultrassonografia.