A Secretaria de Estado de Saúde (SES) sediou, nesta quarta-feira (25.05), um encontro da Câmara Técnica de Lesões Cutâneas do estado do Rio de Janeiro. Realizado em alusão ao mês da enfermagem, o evento "Enfermagem: uma voz para liderar – Investimento na enfermagem e respeito aos seus direitos para garantir a saúde global" contou com uma série de palestras para debater o papel da enfermagem na segurança dos pacientes e tratamento das feridas.

Representando o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a subsecretária adjunta da SES, Claudia Mello, falou sobre a importância da enfermagem para a saúde e destacou o trabalho realizado pela categoria durante a pandemia.

- Esse evento é uma oportunidade para homenagearmos essa equipe de guerreiros que trabalhou arduamente durante a pandemia. Infelizmente, tivemos muitas perdas de profissionais por causa da doença e deixo aqui a minha solidariedade às famílias e o meu agradecimento a todos esses trabalhadores. Durante toda a minha vida profissional, sempre recebi muito apoio e ajuda da enfermagem, principalmente nos cuidados das lesões e na segurança dos pacientes – afirmou ela.

Em 2015, foi instituído, por meio da resolução SES Nº 1135, o regimento interno do grupo de prevenção e tratamento de lesões cutâneas da SES. O documento visa respaldar, orientar e coordenar o trabalho dos profissionais de saúde que compõem o Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GPTLC) e as Comissões de Curativo nas Unidades Próprias do Estado, bem como definir as suas atribuições.

O grupo formado por enfermeiros e representantes da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) é responsável pelas Comissões de Curativo das Unidades Estaduais de Saúde, que têm como objetivo planejar, normatizar e orientar a assistência prestada aos usuários das unidades da rede estadual de saúde.

Entre os temas debatidos estavam a interdisciplinaridade no tratamento de feridas via farmácia de manipulação; saúde e estilo de vida para profissionais de enfermagem; e conversas sobre a Câmara Técnica de Lesões Cutâneas (CTLC). O evento contou com a presença da subsecretária de Atenção à Saúde (SAS), Fernanda Fialho, da superintendente de Educação em Saúde, Carina Pacheco, da presidente da Câmara Técnica, Suzi Faria, da presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, Mara Blanc, entre outros profissionais da área.