Maior hospital público do interior do estado do Rio de Janeiro vai ter obras para abrir centro cirúrgico e instalar ressonância magnética 27/05/2022 Maior hospital público do interior do estado do Rio de Janeiro vai ter obras para abrir centro cirúrgico e instalar ressonância magnética Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde estiveram no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, para avaliar o andamento do projeto

Referência no atendimento de média e alta complexidade no Médio Paraíba, o Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA), em Volta Redonda, vai abrir seu centro cirúrgico, destinado à cirurgia geral e ortopédica. A unidade também receberá um equipamento de ressonância magnética. Nesta terça-feira (25.05), a subsecretária de Atenção à Saúde (SAS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fernanda Fialho, e técnicos da pasta estiveram no hospital para avaliar o andamento do projeto, que prevê obras e aquisição de equipamentos.

- Nossa meta hoje era definir o novo escopo do Zilda, que teve papel importante durante a pandemia da Covid-19. O planejamento é que o primeiro procedimento cirúrgico na unidade seja realizado em dois meses - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Hospital Dra. Zilda Arns Neumann completou quatro anos de funcionamento no último dia 05 de abril e já realizou 25 mil atendimentos. Criado com objetivo de reduzir a necessidade de os pacientes da região percorrerem vários quilômetros para conseguir uma internação, o HERZA conta com 237 leitos para internação, sendo 109 de UTI adulto e 30 de UTI pediátrica.

- O Zilda foi fundamental para que pudéssemos dar vazão à alta demanda por leito de UTI durante as ondas da Covid-19. Em alguns momentos, ele ficou 100% dedicado ao atendimento desses pacientes. Hoje, com a queda nos índices epidemiológicos, já estamos atendendo mais clínica médica do que Covid – afirma Marcus Vinícius de Oliveira Russoni, diretor geral da unidade.

Construído em uma área de 54 mil metros quadrados, o Zilda Arns é o maior hospital do interior do estado fluminense e atende uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios. A unidade é referência no tratamento de pacientes nas áreas da Unidade de Terapia Intensiva adulto e pediátrico e não possui atendimento de emergência. O acesso aos leitos acontece exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação (CER).