Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
 Maior hospital público do interior do estado do Rio de Janeiro vai ter obras para abrir centro cirúrgico e instalar ressonância magnética 27/05/2022 Maior hospital público do interior do estado do Rio de Janeiro vai ter obras para abrir centro cirúrgico e instalar ressonância magnética Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde estiveram no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, para avaliar o andamento do projeto

 

 

Referência no atendimento de média e alta complexidade no Médio Paraíba, o Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA), em Volta Redonda, vai abrir seu centro cirúrgico, destinado à cirurgia geral e ortopédica. A unidade também receberá um equipamento de ressonância magnética. Nesta terça-feira (25.05), a subsecretária de Atenção à Saúde (SAS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fernanda Fialho, e técnicos da pasta estiveram no hospital para avaliar o andamento do projeto, que prevê obras e aquisição de equipamentos.

 

- Nossa meta hoje era definir o novo escopo do Zilda, que teve papel importante durante a pandemia da Covid-19. O planejamento é que o primeiro procedimento cirúrgico na unidade seja realizado em dois meses - afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

 

O Hospital Dra. Zilda Arns Neumann completou quatro anos de funcionamento no último dia 05 de abril e já realizou 25 mil atendimentos. Criado com objetivo de reduzir a necessidade de os pacientes da região percorrerem vários quilômetros para conseguir uma internação, o HERZA conta com 237 leitos para internação, sendo 109 de UTI adulto e 30 de UTI pediátrica.

 

- O Zilda foi fundamental para que pudéssemos dar vazão à alta demanda por leito de UTI durante as ondas da Covid-19. Em alguns momentos, ele ficou 100% dedicado ao atendimento desses pacientes. Hoje, com a queda nos índices epidemiológicos, já estamos atendendo mais clínica médica do que Covid – afirma Marcus Vinícius de Oliveira Russoni, diretor geral da unidade.

Construído em uma área de 54 mil metros quadrados, o Zilda Arns é o maior hospital do interior do estado fluminense e atende uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios. A unidade é referência no tratamento de pacientes nas áreas da Unidade de Terapia Intensiva adulto e pediátrico e não possui atendimento de emergência. O acesso aos leitos acontece exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação (CER).

Telefones úteis